Usos especiais da Toxina Botulínica

Publicado por denisesteiner em

A toxina botulínica vem sendo utilizada há muito anos para tratar as rugas de expressão, sendo um dos procedimentos estéticos mais seguros e eficazes.
Nos últimos anos sua atualização vem sendo amplificada para usos diversificados e interessantes.
Vamos aqui abordar 2 indicações que vem sendo objeto de palestras nos últimos congressos da especialidade.

Toxina Botulínica para Rosácea
A toxina botulínica inibe a liberação da acetilcolina e de outros mediadores como a substância P que está presente em alguns.
A Universidade de Mogi das Cruzes realiza sob o meu comando um protocolo utilizando a toxina botulínica diluída na área eritematosa. As aplicações foram superficiais, espalhando de forma homogênea na área do avermelhamento. Foram feitas 3 aplicações com intervalo mensal. O eritema teve uma redução significativa sem efeitos colaterais consideráveis. Os pacientes foram observados por um longo período e alguns tiveram o retorno do eritema após 6 meses. A segurança e facilidade do método justificam sua utilização para esse fim como coadjuvante o tratamento da rosácea.

Uso da toxina botulínica para evitar as recidivas do herpes simples
A literatura vem apontando alguns trabalhos que demonstram a eficácia da toxina botulínica em prevenir as recidivas do herpes simples. O mecanismo de ação parece ser o mesmo que diminui o eritema na rosácea, pois ocorre a diminuição da substância P que é inflamatória e induz o crescimento do vírus.
Esse mecanismo de ação não está ainda totalmente comprovado. Trabalhos recentes têm mostrado o uso de toxina botulínica diluída e aplicada na derme superficial de forma homogênea na área recidiva do herpes com ótimos resultados com essa indicação, pois aumenta significativamente o tempo de recidiva.
Esse tratamento também aumenta significativamente o tempo de recidiva entre um surto e outro. A toxina quando diluída e aplicada de forma superficial
A toxina quando diluída é aplicada superficial fechamento dos poros e diminuição da oleosidade excessiva.
Novos e maiores estudos precisam ser realizados para a consolidação desses resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &