Tratamentos alternativos para a acne da mulher adulta

Publicado por denisesteiner em

A acne é uma doença inflamatória que compromete homens e mulheres principalmente na época da puberdade. A acne da mulher adulta aparece em mulheres com mais de 25 anos e caracteriza-se por lesões inflamadas, dolorosas localizadas na região do queixo e pescoço.
A acne da mulher adulta pode ter relação com problemas hormonais sendo o mais frequente deles o ovário policístico que está associado a ciclos irregulares, aumento do hormônio masculino e também cisto ovarianos. Além disso o estresse também pode desencadear a acne da mulher adulta. Então, frente ao quadro de uma mulher que nunca teve acne e após os 30 anos apresenta lesões pápulo pustulosas no queixo e pescoço torna-se importante investigar a possibilidade de ovário policístico ou de distúrbios da glândula adrenal.
A acne na mulher adulta pode ser tratada com antibióticos sistêmicos além de produtos tópicos como retinoides (ácido retinoico) alfa hidroxiácidos,( ácido glicólico) e peróxido de benzoila. Outra alternativa é a isotretinoína sistêmico que costuma ser definitiva para curar a acne. Vale lembrar que a acne da mulher adulta devido a suas características influenciadas por hormônios não responde adequadamente nem aos antibióticos nem a isotretinoína sistêmica
Uma alternativa interessante para o tratamento da acne da mulher adulta é a chamada Terapia Fotodinâmica. Consiste em um tratamento alternativo onde aplicamos o ácido aminolevulinico na pele e deixamos o mesmo por cerca de 2 horas ocluído com papel alumínio para evitar a luz. Este produto tem afinidade pelas glândulas sebáceas e pelas bactérias que infectam a região. Após cerca de duas horas dessa oclusão, emitimos na pele uma luz vermelha de comprimento de onda específico por cerca de 10-15 min nos locais afetados pela acne. O ácido aminolevulinico reage quimicamente com as glândulas e bactérias e torna as mesmas um alvo para a luz. Quando a luz vermelha atinge estes alvos específicos emite muito calor destruindo as glândulas sebáceas e bactérias da região comprometida. Com essa destruição dos elementos responsáveis pela inflamação da acne temos um resultado positivo no tratamento dessa doença de pele. O rosto fica avermelhado por cerca de 48 horas e são necessárias 5 sessões realizadas a cada 3-4 semanas.
Esse tratamento denominado Terapia Fotodinâmica é uma alternativa interessante ao tratamento convencional da acne principalmente quando há contraindicações ao uso da isotretinoina sistêmica e terapia hormonal.

Cuide bem da sua pele!

Uma resposta para “Tratamentos alternativos para a acne da mulher adulta”

  1. Priscila disse:

    É um remédio q não permite q a testosterona chegue na pele mas não abaixa os valores da testosterona no organismo? Não é eficiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &