TRATAMENTO PARA O VITILIGO NOVIDADE DO MEETING DA ACADEMIA AMERICANA DE DERMATOLOGIA

Publicado por denisesteiner em

O vitiligo é uma doença de pele que causa manchas brancas em qualquer parte do corpo, incluindo os cabelos. Não é uma doença perigosa ou contagiosa compromete cerca de 2% da população e causa grande estresse e baixa auto estima nos seus portadores. As manchas não coçam, não ardem ou doem, mas podem crescer muito e tornarem-se definitivas. O vitiligo compromete pessoas em todas as idades, mas é mais frequente nas pessoas jovens.

O tratamento clássico do vitiligo, inclui o uso de vitaminas, aminoácidos, uso de corticoides e também a fototerapia que é o tratamento feito com luz UVB que é considerado o tratamento padrão ouro dessa doença.

No meeting da Academia Americana de Dermatologia 2018 houve realce para minociclina via oral para reduzir a velocidade do aparecimento das manchas. Essa droga parece ser promissora para diminuir o aumento das manchas, pois quando comparada com corticoides (usados para esse fim) tem menos efeitos colaterais.

Essa droga já é disponível e nosso grupo da Universidade de Mogi das Cruzes a qual sou coordenadora, fez um trabalho usando em metade dos pacientes a minociclina 100 mg/ dia 3 meses e no outro grupo o uso de corticoide em baixas doses por 3 meses. A resposta melhor ocorreu com a minociclina que também apresentou menos efeitos colaterais.

Outra grande novidade é que novas drogas denominadas inibidores da enzima jack como Tofacitinib e Ruxolitinib estão sendo consideradas promissoras para o tratamento do vitiligo. Elas inibem uma reação química que produz substancias que agridem os melanócitos. Já então em andamento estudos mostrando a ação dessas drogas.

A dieta do paciente com vitiligo também foi enfatizada, pois novos estudos mostram que é interessante evitar o glúten e aumentar a ingestão de antioxidantes como a vitamina C, ginkgo biloba, ácido lipoico entre outros.

O filtro solar para o tratamento com fototerapia é especial e um trabalho mostrou que formulas do filtro com dimeticone1% superior a outros filtros, pois inibem as radiações negativas e permite a passagem da luz mais importante para o tratamento.

Lembrar que o tratamento precoce do indivíduo é ideal para conter a doença e ajudar no desaparecimento das manchas.

3 respostas para “TRATAMENTO PARA O VITILIGO NOVIDADE DO MEETING DA ACADEMIA AMERICANA DE DERMATOLOGIA”

  1. Ivaneide Pereira Carneiro da Cunha Silva disse:

    Bom Dia! Meu filho tem 20 anos e tem ao vitiligo,fez um tratamento com corticoide e tafic,mas ñ teve resultado,pois a pomada ardia muito,pois uma das manchas é no olho.Queria saber se esse remédio “minociclina?

  2. Wiviane disse:

    Minha filha de 13 anos desenvolveu o vitiligo há 4 anos. Somos de Goiânia. Como fazemos pra usar esse medicamento que obteve melhor resultado e menos agressividade que os corticoides???

  3. Lucia Vicente disse:

    BOA NOITE
    Sou de Jacareí – SP, e no ano de 2017, iniciou uma mancha de vitiligo na mão e começou a formar outras manchas lentamente agora está aumentando tem algum profissional aqui em Jacareí, ou em São Jose Dos Campos que tenha essa informação, preciso travar a evolução das manchas.
    Grata
    Lucia Vicente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &