Tratamento da acne com luz e laser

Publicado por denisesteiner em
Tratamento da acne com luz e laser

A acne é uma alteração inflamatória que compromete o rosto, dorso e peito. Inegavelmente é caracterizada por lesões como pápulas, nódulos, cicatrizes em geral sobre uma pele oleosa. Pode aparecer na adolescência quando começa a produção hormonal, em meninos e meninas. Principalmente que tenham predisposição genética e também em mulheres adultas com distúrbios hormonais. Também pode ocorrer por efeito colateral do uso de algumas mediações como, por exemplo, cortisona ou produtos tópicos oclusivos e oleosos. O tratamento da acne deve começar precocemente.

Ela é tratada com cremes que contenham antibióticos, ácido retinóico, adapaleno alfa hidroxiácidos entre outros. Além disso, sabonetes com ácido salicílico e filtros solares sem óleo também são usados. Acnes mais graves são tratadas com antibióticos por via oral. Então, quando ocorre associação com ovário policístico usamos algumas pílulas anticoncepcionais, assim como espironolactona. As acnes inflamatórias mais graves são tratadas com isotretinoína que é o único medicamento que pode proporcionar a cura definitiva.

Essa medicação pode causar muitos efeitos colaterais como ressecamento dos lábios, prurido e dor de cabeça. Para utilizá-la é necessário exames da função hepática, hemograma e lipidograma prévios. A mulher com potencial de engravidar precisa fazer anticoncepção, pois a droga é teratogênica. Uma alternativa à isotretinoína é a terapia fotodinâmica.

Tratamento da acne com luzes

A terapia fotodinâmica é um tratamento para acne no qual usamos um creme fotossensibilizante como ALA (ácido aminolevulínico) ou MAL. Dessa forma, permanece cerca de 1h30 na pele e, em seguida, é aplicado, enquanto uma luz que agride as bactérias e as glândulas sebáceas. O mecanismo de ação deste tratamento está, sem dúvida, relacionado a formação de grandes quantidades de uma protoporfirinas endógena que formam radicais livres que agridem as bactérias e as glândulas sebáceas.

O creme de ácido aminolevulínico fica mais concentrado nas glândulas sebáceas e nas bactérias favorecendo a maior formação de protoporfirinas. Na sequência a aplicação da luz provoca oxidação intensa nesses alvos promovendo sua destruição.

O tratamento provoca efeitos colaterais como avermelhamento, sensibilidade, pequenas pústulas e até hiperpigmentação. Usamos cremes hidratantes e filtro solar com proteção alta. São necessárias 4 - 5 sessões mensais para conseguir a regressão total da acne. A terapia fotodinâmica é uma alternativa interessante ao tratamento com isotretinoína para melhoria da acne inflamatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &