Toxina Botulínica: amplas funções – Uso de Minociclina no tratamento de vitiligo

Publicado por denisesteiner em

Finalizando minhas anotações sobre os temas que mais me chamaram a atenção durante o 23º Congresso Mundial de Dermatologia do Canadá, discorro abaixo uma síntese sobre recentes pesquisas realizadas com a toxina botulínica, substância de ampla ação na medicina, além de novidades sobre o uso da minociclina no tratamento de vitiligo.

TOXINA BOTULÍNICA – AMPLAS FUNÇÕES

A toxina botulínica é produzida pela bactéria chamada Clostridium Botulinum, sendo bastante conhecida na estética, por suavizar rugas e linhas de expressão na região da face, e no tratamento da hiperidrose (excesso de suor) palmar e axilar. Porém suas indicações terapêuticas são amplas, podendo variar de país para país, conforme determinam os órgãos de vigilância sanitária de cada local. Estudos recentes têm mostrado os benefícios desta substância no tratamento da depressão, conforme apresentado no último Congresso Mundial de Dermatologia.

TOXINA BOTULÍNICA PARA DEPRESSÃO

Muitos e muitos trabalhos mostram efeito da toxina botulínica na depressão. Os estudos mais recentes enfatizam que a pessoa melhora do humor e depressão. Estes resultados são alentadores. Não foi definido o mecanismo de ação, mas o mesmo pode estar relacionado a melhor aparência gerada por essa substância, e também pela liberação de fatores neuroendócrinos na placa neuromuscular.

APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA NO MÚSCULO MASSETER E NA GLÂNDULA PARÓTIDA PARA AFINAMENTO DO ROSTO

Kyle K. Seo, professor da Coreia do Sul, apresentou no Congresso Mundial de Dermatologia estudos interessantes usando 50U de toxina botulínica de cada lado da face, no masseter e na glândula parótida, para promover o afinamento e alongamento do rosto. Ele enfatiza que, para a cultura oriental, o rosto ovalado e fino é um padrão de beleza. Ele também mostrou que faz preenchimento na linha central da face, tanto na região da fronte, como queixo e nariz. São aplicações com pouca quantidade de preenchedor, mas que apresentam resultados sutis e naturais.

MINOCICLINA PARA DIMINUIR O AUMENTO DAS MANCHAS DE VITILIGO

Uma boa novidade para o tratamento do vitiligo é o uso da minociclina, que pode interromper a progressão da doença. O estresse oxidativo mediado pelos radicais livres parece ter grande importância na destruição dos melanócitos. A minociclina possui ação anti-inflamatória, imunomoduladora e varredora de radicais livres, além de ser bem conhecida por seus efeitos antimicrobianos. Desta forma, a minociclina oferece uma abordagem única e potencialmente poderosa para o combate da atividade de uma doença tão perturbadora como o vitiligo. Um estudo comparou a ação da minociclina com drogas já utilizadas:

Minociclina X minipulso oral de dexametasona: minociclina 100mg/dia X dexametasona 2,5mg em dias consecutivos semanalmente por 6 meses – ambos se mostraram efetivos na supressão da atividade do vitiligo e estabilização da progressão da doença. Lembrando que a dexametasona , como corticoide, tem muitos efeitos colaterais e portanto a minociclina é uma opção alentadora.

Uma resposta para “Toxina Botulínica: amplas funções – Uso de Minociclina no tratamento de vitiligo”

  1. Nelma Borges disse:

    Muito interessante!
    Sou portadora de vitiligo a mais de 30 anos.
    Pretendo experimentar o tratamento com a Minociclina.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br