Rosácea: saiba o que é e como tratá-la

Publicado por denisesteiner em

A rosácea é uma doença de pele que compromete, principalmente, as mulheres. Ao mesmo tempo, deixa a pele vermelha e sensibilizada. Essa alteração é semelhante à acne, pois, além de vermelha, a pele pode apresentar lesões parecidas com as espinhas. Por esse motivo foi durante muito tempo chamado de acne rosácea. É diferente da acne e, até o momento, não há um completo entendimento do seu mecanismo de ação. Sabemos que, de fato, os vasos estão dilatados e flácidos, que a pele com rosácea é sensível e desidratada, bem como com mais quantidade de ácaros.

Veja também:

Além disso, muitas situações do dia a dia pioram a doença, assim como mudanças bruscas de temperaturas, ar condicionado, bebidas alcoólicas e também crises de estresse emocional. A pele com rosácea apresenta-se sempre avermelhada, com os vasos aparentes na superfície cutânea, além da presença de lesões semelhantes a espinhas que evoluem em surtos. Os olhos podem ser comprometidos lembrando uma conjuntivite inflamatória. Da mesma forma, o nariz pode aumentar, levando a em quadro chamado rinofima. Além disso, outra questão importante é que a rosácea está associada a comorbidades graves como doenças inflamatórias do intestino e estômago, doenças cardiovasculares e até mesmo depressão.

Tratamento para rosácea

O tratamento é medicamentoso devendo ser indicado pelo médico dermatologista e utiliza grupos de antibióticos com características imunomoduladoras como minociclina, doxiciclina, tetraciclina. Também são usados medicamentos como cremes com metronidazol e ivermectina. Os cuidados diários como limpeza, hidratação e fotoproteção são fundamentais para o sucesso do tratamento. A limpeza deve ser feita com sabonetes cremosos e neutros que evitem a desidratação da pele. O hidratante deve ser cremoso e com características calmantes sendo utilizada de 2 a 3 vezes por dia. O filtro solar não pode ser seco, precisa promover hidratação e de preferência ser orgânico e não químico.

A pele com rosácea é sensível, delicada e desequilibrada e por isso os cuidados devem ser precisos e minimalistas. Após a melhora inicial, são usados lasers para diminuir os vasos dilatados.
Trabalhos mais recentes também têm enfatizado o uso da toxina botulínica aplicada de forma superficial para controlar o avermelhamento da pele com rosácea
Quanto mais efetivo e precoce for o tratamento menor será o número de complicações e mais chance da cura definitiva.

2 respostas para “Rosácea: saiba o que é e como tratá-la”

  1. Melasma treatment disse:

    “I’m so amazed Saw a huge difference in 4 days Today is day 16 and my cheeks are CLEAR.”
    Melasma treatment

  2. NC disse:

    Hey what a brilliant post I have come across and believe me I have been searching out for this similar kind of post for past a week and hardly came across this. Thank you very much and will look for more postings from you.
    NC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &