Reflexão…

Publicado por denisesteiner em

Há muitos anos, tenho visto inúmeras situações em que o médico dermatologista e a própria ciência da dermatologia tem sido deturpada e denegrida; seja pela mídia, por usuários ou por profissionais da própria área, desinformados, que arrastam a dermatologia à função estética somente e sua exposição exacerbada. 

A função estética é fundamental e imprescindível, mas gostaria de dar uma palavrinha sobre isso, como profissional que estuda e pesquisa constantemente, e que atua na área há mais de 30 anos, atendendo pessoas diariamente em meu consultório.

O médico dermatologista é o profissional que, além do curso de graduação em medicina, faz 3 anos de residência ou especialização, além disso faz diversos congressos, simpósios e cursos, num programa de educação médica continuada. Ele é o responsável por cuidar da saúde da pele, maior órgão do corpo humano, dos cabelos e unhas. Inúmeras doenças estão relacionadas a esses órgãos, sendo o dermatologista, o especialista que contribui para ajudar as pessoas na luta contra doenças como: psoríase, vitiligo, micoses, alopecia, acne e tantas outras afecções que atingem as pessoas, não só fisicamente, mas emocionalmente. Sem falar dos cuidados contra o câncer de pele, o tipo mais comum no nosso país.

Além disso, o dermatologista também se dedica a prevenir o envelhecimento precoce, e proporcionar ao paciente o que há de melhor disponível pela tecnologia moderna para esse fim. E por que não? Afinal, ajudar a melhorar as rugas e a flacidez também faz parte da função do dermatologista...

Dessa forma, nos empenhamos com todos os esforços possíveis, para ajudar a melhorar a qualidade de vida e a autoestima de milhões de pessoas afetadas por problemas e por doenças de pele. O nosso esforço é contínuo para oferecer os melhores tratamentos aos pacientes.

Apesar dos tempos difíceis que vivemos, dos novos costumes com as redes sociais e da força cada vez maior da mídia, questões pessoais e a exposição por troca de favores continuam depondo contra a classe médica, conforme pudemos ver em veiculação recente de profissional da área.

Finalizo então, minha reflexão reforçando que o médico é aquele que deve acolher, diagnosticar e tratar o paciente, mantendo a privacidade do mesmo, a ética e o segredo médico; isso vai muito além da estética e da exposição exagerada que visa apenas o benefício próprio.

Deixo um alerta: que todos tenham um olhar mais crítico quando as ações e os objetivos não corresponderem a esse compromisso médico-paciente.

3 respostas para “Reflexão…”

  1. Cleusa disse:

    Parabéns pelo texto oportuno. Fico perplexa quando vejo um médico utilizar_se da mídia expondo pacientes celebridades e revelando procedimentos que estes realizaram em seu consultório. No meu caso, esse comportamento funciona como anti marketing, pois jamais procuraria um médico desses.

  2. Solange Cardoso disse:

    Sou morena e nunca antes isto me tinha acontecido.
    Vou à praia muitas vezes e tenho todos os cuidados necessários com o sol e para ter uma pele bonita e bronzeada sem prejudicar a minha pele.
    O que é certo é que esta última vez que fui quando cheguei a casa como habitual, tomei o meu banho de água temida/fria e hidratei muito bem a pele. No dia seguinte a pele começou a sair como se estivesse suja! Não esfolou nem tive comichão nem ardor. O que é certo é que já não sei o que fazer..fiz esfoliante, hidrato a pele várias vezes ao dia mas não tenho progressos..está manchada, suja!! Está feia e deixa o meu auto estima bem cá em baixo. As zonas afetadas são “só” ombros/omoplatas e peito.
    O QUE FAÇO? Ajude-me?
    OBRIGADA

    • denisesteiner disse:

      Olá, Ratificamos que a prática de consultas pelo email é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Recomendamos agendar uma consulta médica. Obrigada.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br