PRESTE ATENÇÃO NAS SUAS PINTAS

Publicado por denisesteiner em

Pintas são sinais que aparecem em nossa pele como lesões, planas ou elevadas, pretas ou acastanhadas, arredondadas distribuídas por toda a parte do corpo. Os médicos dermatologistas denominam as pintas de nevos melanóciticos e diferenciam os mesmos das verrugas e fibromas.

As pintas são formadas por células semelhantes aos melanócitos que são células produtoras do pigmento denominado melanina. As pintas desde o início podem ser um câncer de pele muito agressivo e perigoso chamado melanoma. Por este motivo é importante, além de proteger a pele prestar atenção nas características das suas pintas.

Para ajudar no cuidado com as pintas existe a regra do ABCD:

A - Assimetria: quanto mais assimétrica a pinta mais perigosa.

B - Borda: quando a borda é muito irregular a pinta é mais perigosa.

C - Cor: quanto mais irregular a coloração da pinta com nuances de preto, marrom acinzentado e branco mais perigosa é a pinta.

D - Diâmetro: quanto maior o tamanho da pinta mais grave será a mesma.

Sendo assim, é interessante que todos os dias você observe suas pintas e se as mesmas forem perigosas segundo os critérios do ABCD procure um médico dermatologista para avaliação.

Além da regra ABCD também é importante saber que existem outros riscos. As pessoas de pele, olhos e cabelos claros tem mais chance de ter câncer pele. Além disso, se algum parente de 1º grau já teve melanoma que é o câncer de pele mais agressivo, também tem um risco bem mais alto de desenvolve-lo.

As pessoas com qualquer destes critérios de risco e também aquelas com mais de 50 pintas no corpo, devem fazer um exame com um aparelho específico chamado Fotofinder que permite visualizar as pintas com mais detalhamento além de usar um banco de dados comparativo para avaliar o risco específico de cada pinta.

Para finalizar enfatizamos que o diagnóstico precoce do melanoma pode evitar a morte de qualquer individuo acometido. Isto ocorre, porque o melanoma pode estar crescendo na profundidade sem sinalizar sua gravidade. Porém, o mais importante é que quando o melanoma é retirado de forma integral com margens adequadas o indivíduo fica curado.

Nada como o conhecimento e prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &