Plasma rico em plaquetas: uma opção de tratamento para envelhecimento, cicatrização e queda de cabelo

Publicado por link9 em

Nos últimos anos houve muita evolução no conhecimento da imunologia, genética e biologia molecular. O maior conhecimento dos mecanismos de comunicação celular, como a liberação de fatores de crescimento e hormônios, além do conhecimento dos passos da cicatrização, comprovam que há caminhos naturais do organismo para reverter o fotoenvelhecimento. Sendo assim, os processos de reparação do nosso corpo também podem ser aqueles que evitam e neutralizam o envelhecimento.

Nessa linha de raciocínio tratamentos como o Plasma Rico em Plaquetas, o microagulhamento, o drug delivery e células tronco mesenquimais, caminham nesta direção. O plasma rico em plaquetas, é um tratamento que consiste em retirar o sangue do próprio paciente, separar a fase de plaquetas, que é extremamente rico em fatores de crescimento e pode ser aplicado na pele para o tratamento do envelhecimento, para cicatrização e também para queda de cabelo, chamada de alopecia androgenética. Vários estudos mostraram bons resultados do plasma rico em plaquetas para o tratamento da calvície.

Na Universidade de Mogi das Cruzes, foi realizado um estudo piloto com plasma rico em plaquetas (PRP) para o tratamento da calvície. Foram selecionados pacientes com calvície e definidos critérios de inclusão. Esses critérios incluíam o diagnóstico correto, ausência de doenças sistêmicas, remédios quimioterápicos ou hormonais. Antes do procedimento, os pacientes fizeram exame para estabelecer a quantidade de plaquetas no sangue, que precisaria ser de pelo menos 150.000 plaquetas. No dia do procedimento foi colhido o sangue do paciente e o mesmo centrifugado, separando a parte vermelha da amarela. Há processos específicos, colocando fatores potencializadores no sangue. A fase amarela, mais rica em plaquetas foi aspirada e aplicada em uma parte da área de calvície, que foi dividida em duas partes, a outra parte recebeu soro fisiológico. As áreas de calvície receberam injeções intradérmicas 1 vez ao mês, durante 3 meses. Como resultado, tivemos melhora da calvície mais importante do lado que foi aplicado o PRP, comparado com o lado que recebeu soro fisiológico. A explicação para isso, relaciona-se a quantidade de fatores de crescimento na fração plaquetária, que estimulam as células tronco foliculares, facilitando o engrossamento dos folículos e diminuição da queda. O procedimento é doloroso somente no momento da aplicação e não houve efeitos colaterais significativos após a aplicação. Os resultados foram avaliados após 3 meses do tratamento. O tratamento com PRP é promissor no tratamento da calvície, no entanto há necessidade de estudos sistematizados para estabelecer os parâmetros de quantidade do produto, a frequência, o número de aplicações e duração dos efeitos do tratamento. Esse tratamento também tem sido feito para acelerar a cicatrização de feridas e melhorar o fotoenvelhecimento cutâneo. O custo benefício pode ser bem interessante e natural.

8 respostas para “Plasma rico em plaquetas: uma opção de tratamento para envelhecimento, cicatrização e queda de cabelo”

  1. Christiane Larcher Castilho disse:

    Bom dia, Dra.
    Meu marido ficou interessado no tratamento da calvicie com o plasma rico em plaquetas. Há fotos de pacientes que fizeram o tratamento para vermos os resultados? Qual o custo deste tratamento? Obrigada

  2. Evandro dos reis disse:

    Achei interessante esse tratamento, gostaria de me inscrever como pacientes.

  3. vagner costa leandro disse:

    Tenho interesse nesse tratamento PRP para queda de cabelo., gostaria de informações sobre o procedimento e custos…

  4. Daniele Mileu Tomba Vieira disse:

    Sou do sexo feminino, tenho 41anos e tenho psuryase no couro cabeludo, e estou com o couro cabeludo muito sensível e o pior que estou ficando com muitas falhas de cabelo, me interessei pelo tratamento com PRP. Como faço para obter mais informações sobre o meu caso e se esse tratamento é indicado para mim?!!!

  5. Delmo Biuford disse:

    Gostaria de saber se esse método é eficaz para calvície severa e quanto custa o tratamento.

  6. André Rodrigues disse:

    Bom dia!
    Gostaria de fazer um orçamento do tratamento Prp

  7. Luiz Roberto disse:

    Boa noite!!
    Gostaria de saber o preço desse tratamento.
    E se funciona realmente.

  8. Eduardo disse:

    Gostaria de saber qual é o custo de cada sessão de PRP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &