Peeling de fenol – mocinho ou vilão?

Publicado por denisesteiner em

O peeling de fenol é um dos melhores tratamentos para a pele, manchada, enrugada e flácida, mas há vários pré-requisitos para fazê-lo com segurança.

Peeling químico é um procedimento que favorece a troca e renovação da pele com efeito secundário de promover maior formação de colágeno. Podem ser superficiais, médios ou profundos, conforme a profundidade da sua penetração. O fenol é considerado um peeling profundo, pois atinge a derma reticular e subcutâneo, provocando uma coagulação proteica intensa, além de grande estímulo para a formação de colágeno novo. O resultado do peeling químico de fenol em peles muito envelhecidas é excepcional, especialmente em áreas muito danificadas, como a região peribucal e periocular.

Este peeling deve ser realizado preferencialmente por dermatologistas que são especializados em pele. Esse médico irá definir se há condições de realizar esse peeling específico, avaliando a característica da pele e também pedindo exames para a função renal, cardíaca e hepática. O fenol é uma substância com toxidade para a área cardíaca e os pacientes não podem ter arritmias severas ou tomar medicações que provoque alterações no ritmo cardíaco. A pele precisa ser preparada com tretinoina, hidroquinona e hidratação, cerca de 4 semanas antes do peeling. No dia da aplicação o rosto é dividido em unidades anatômicas e o produto é passado em cada uma delas com intervalo de 20 minutos.

Devido a toxicidade do fenol é importante que ele seja eliminado antes de realizar a área seguinte. Após a aplicação no rosto todo, podemos fazer ou não um curativo oclusivo com esparadrapo para melhorar a penetração do produto. O paciente precisa tomar medicação analgésica antes do procedimento e até 24 horas depois. A descamação e crostas vão demorar cerca de 10-15 dias para desaparecer, e durante mais um mês a pele fica bem avermelhada. Este procedimento como foi dito tem resultados excelentes e duradouros (anos) porém, exige avaliação prévia rigorosa, cuidados constantes com hidratação e fotoproteção, além de entendimento do processo como um todo. É necessário o uso de medicação antiviral 2 dias antes e até 10 dias após para evitar o risco de herpes simples.

Após o peeling de fenol o rosto fica avermelhado por um bom tempo, o que reflete a formação de colágeno novo dando mais tonificação a pele. Este procedimento, quando bem indicado e quando os cuidados são seguidos à risca tem um dos melhores custo-benefício para a pele fotoenvelhecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &