Peeling corporal

Publicado por denisesteiner em

Peeling significa trocar, renovar. Trata-se de uma técnica onde usamos um agente químico para agredir a pele, provocar troca celular e estimular o colágeno. Penso que como dermatologista devemos utilizar os peelings com mais frequência aproveitando suas várias indicações. Os peelings corporais são mais perigosos do que os peelings faciais, porque o corpo tem menor número de anexos e reepiteliza com mais dificuldade. Os braços e as pernas de pessoas claras, são agredidos pelo sol ao longo da vida ficando manchados e enrugados. Iniciar com peelings superficiais já na década dos 30 é bastante interessante para prevenir o envelhecimento. Os peelings corporais podem ser feitos com alfa hidroxiacidos como ácido glicólico e mandélico.
Também podemos realizar peelings corporais na região genital com alfa hidroácidos, ácido glicólico, mandélico, solução de jessner e pasta de resorcina. Eles são interessantes para clarear essa região que muitas vezes fica escurecida, sendo queixa frequente no consultório dermatológico. Também podemos e devemos realizar peelings no pescoço e mãos que são áreas que denotam a idade. Podemos utilizar o ácido tricloroacético em concentrações de 10% a 20% associado a solução de Jessner.

Recentemente, fizemos um protocolo com uma formulação combinando fenol 88% com ácido oleico 0,05% para tratar pescoço, colo, pernas e braços. Essa renovação usando ácido oleico em vez de óleo de cróton torna a cicatrização mais rápida e eficaz, agindo na mesma profundidade que a combinação com croton e promovendo resultados finais semelhantes.
O preparo da pele é importante com ácido retinóico e hidroquinona durante 15 dias anteriores ao peeling. A seleção crítica dos pacientes é essencial pois o fenol é cardiotóxico sendo proibido em pessoas com arritmia ou doenças cardio vasculares severas. Na hora do procedimento desengorduramos a pele e aplicamos a formulação em áreas de 10cm² a cada 20 minutos para favorecer a metabolização, eliminação do fenol. Para aplicação usamos gaze, fazemos uma pressão leve na pele e passamos 3 vezes em cada local. A cicatrização ocorre em 10 dias e a pele fica sensível e vermelha por mais 30 dias.

Os resultados são excepcionais e duradouros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &