NOVIDADE PARA TRATAMENTO CORPORAL: PEELING DE FENOL 88% E ÁCIDO OLEICO 0,05%

Publicado por denisesteiner em

A palavra peeling vem do verbo descamar que também tem o sentido de regenerar e trocar. Os peelings químicos são aqueles que usamos agentes químicos para provocar uma reação cutânea de exfoliação e cicatrização com modelação do colágeno. Classificamos os peelings em superficiais médios e profundos conforme a camada da pele atingida. Quanto mais profundo o peeling maior e melhor o resultado.

Podemos utilizar peelings químicos para varias indicações como: melasma, manchas em geral, cicatrizes, acne, rugas, flacidez entre outros. Usamos também varias substancias como ácido retinoico, ácido tricloroacético, ácido salicílico e fenol.

Os peelings químicos são realizados na face e também no corpo inteiro, no entanto a cicatrização e recuperação é mais demorado e difícil em áreas não faciais. Isto ocorre porque o corpo tem pele mais fina e menor número anexos respondendo de forma limitada a agressão química provocada pelo produto.

Os peelings químicos mais profundos não são realizados fora da face, gerando um descompasso entre a qualidade da pele no rosto e no corpo. É frequente notarmos a grande diferença de qualidade de pele em pessoas que realizam peelings químicos ou lasers no rosto e não no corpo.

O peeling de fenol Baker que mistura água, sabão e óleo de cróton, com o fenol 88% tem sido muito utilizado no rosto com resultados espetaculares. Porém isso provoca uma diferença significativa em relação ao pescoço, colo e mãos. Alternativas que viabilizam o uso do fenol em formulações com menos agressividade tem sido propostas para conseguir uma abordagem mais homogênea entre as várias partes do corpo.

Estudamos os resultados clínicos de uma formulação a base de fenol 88% + ácido oleico 0,05% que é menos agressiva e tem resultados satisfatórios. Dessa forma podemos tratar a face com o peeling de fenol Baker e o pescoço e colo com a fórmula modificada tendo resultados homogêneos e significativos.

O ácido oleico é um agente lipofílico derivado do óleo de cróton, mas que melhora a penetração do fenol 88% com menos inflamação e bom resultado.

A pele do pescoço, colo ou qualquer outra área fora da região facial deve ser preparada com tretinoina, hidroquinona para que tenha a resposta otimizada. Após a preparação da pele por 3 semanas utilizamos o fenol 88% + ácido oleico em duas camadas com pressão padronizada e distribuição homogênea. A recuperação da pele durou cerca de 30 dias período em que os pacientes usaram hidratante e filtro solar.

Os resultados da nossa pesquisa foram muito promissores. Podemos tratar pescoço, colo, mãos, braços, e pernas com a formula fenol 88% + ácido oleico 0,05% e esperar uma cicatrização com inflamações controladas e ótimos resultados na textura e coloração da pele.

Os comentários estão desativados.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br