Mosquito Aedes aegypti

Publicado por denisesteiner em

Infelizmente as últimas notícias sobre a área de saúde nos comunicam sobre o aparecimento de muitos casos de microcefalia, que podem estar associados a infecção pelo Zica vírus. Essa doença é transmitida pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, que causa a dengue.

A microcefalia traz transtornos graves e está frequentemente associada a retardo mental, deficiências motoras e infelizmente é irreversível. Há anos lutamos contra esse mosquito; agora é importante intensificar a luta e evitar a todo custo criadouros do mesmo.

A pele está sujeita a picada do mosquito e quanto mais exposta, maior a chance disso ocorrer. Uma alternativa muito importante é o uso de repelente de insetos, que protegerá em relação a picada do mosquito. Os repelentes são formulações químicas que quando passadas na pele formam uma espécie de nuvem, recobrindo a superfície que dificulta e repele a permanência do Aedes aegypti. Existem alguns tipos de repelentes diferentes conforme a composição de ingredientes como: DEET, icaridina e substância IR35.

Crianças com menos de 6 meses não devem usar repelentes de qualquer tipo, pois o grau de absorção pode causar toxicidade. Entre os 6 meses e 2 anos os repelentes têm que ser especiais e fórmulas com concentrações mais baixas do produto ativo. As crianças de 2 a 12 anos também não devem utilizar os produtos com concentração química dos adultos. Todos os repelentes existentes no mercado são eficazes na proteção contra o Aedes aegypti e outros mosquitos. As instruções de uso de cada repelente devem ser lidas com cuidado, pois existem indicações diferentes conforme a concentração. Ele deve ser bem espalhado e usado por último, após o hidratante e o filtro solar. O produto tem ação durante algumas horas e deve ser repetido para manter a proteção. O Aedes aegypti tem hábitos diurnos e, portanto, o repelente não precisa ser usado à noite quando a pele deve ser lavada para que não permaneçam resíduos por muitas horas. A retirada do repelente deve ser feita antes de dormir e principalmente nas crianças. Independentemente da idade, os repelentes também podem causar irritações e alergias e nesse caso, devem ser descontinuados.

A proteção, em relação aos mosquitos também pode ser feita com roupas, de preferência brancas, pois o colorido atrai ainda mais os mosquitos, telas, redes finas. Toda proteção adicional é válida.

Os comentários estão desativados.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br