Relatos sobre Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

Dra. Luciana Gasques

Aula 1. salinoinfusão para remoção de pigmento da sobrancelha e couro cabeludo.

A salinoinfusão é uma técnica milenar, a primeira descrita para remoção de tatuagens. com o aumento da micropigmentação na sobrancelha e couro cabeludo, muitas vezes os pacientes se arrependem ao se deparar com um resultado indesejado. a remoção com laser desse pigmento é delicada, uma vez que o laser pode retirar o pelo. Portanto, a salinoinfusão é uma alternativa segura para a remoção da tinta sem nenhum prejuízo ao pelo.

Aula 2. Radiofrequência ablativa e microagulhada e MMp no drug delivery.

drug delivery significa a entrega de medicamentos através da pele. pode ser usado para tratar alopecias, estrias, cicatrizes de acne, flacidez de pele,dentre outros. os resultados são ainda melhores quando esta técnica é associada com a radiofrequência que é uma energia que potencializa a contração do colágeno e reorganização da epiderme.

A dermatologia tem avançado muito no estudo deste procedimento que é minimamente invasivo, pois o período de recuperação é curto,ou seja, no dia seguinte o paciente já consegue voltar ao trabalho.

 

Dra. Carolina Marçon

A aula abordou o tema “Cosmecêuticos em Drug Delivery: O que há de novo e melhor.” O enfoque foi nos métodos físicos para drug delivery, como laser e microagulhamento. O objetivo da combinação é potencializar e otimizar resultados no tratamento de diversas alterações dermatológicas, como cicatrizes de acne, melasma, fotoenvelhecimento e estrias. Os resultados têm se mostrado positivos e promissores. No entanto, existe a necessidade do profundo conhecimento da anatomia e fisiologia da pele e sua interação com os diferentes cosmecêuticos utilizados, bem como com os métodos em si, para que sucesso terapêutico seja alcançado, sem riscos de complicações.

 

Dr. Danilo Guerreiro Zeolo Biccigo

CICATRIZES

Seja o último um acidente eventual ou após algum procedimento médico no qual a pele fora danificada. Após a injúria da pele a cicatriz pode ser: trófica (é a evolução natural de um processo cicatricial, a cicatriz fica no mesmo nível que a pele), atrófica (ela fica mais baixa que o nivel normal da pele e mais fina), hipertrófica (mais alta que o nível da pele e mais espessa) ou um quelóide (além de ser mais alta e espessa, ela se extende além dos limites da cicatriz).

Existem diversas técnicas e tecnologias para o tratamento das cicatrizes, com resultados surpreendentes, entretanto é super importante lembrar e se aplicar os tratmentos e tecnologias precocemente após a injúria da pele no intuito de minimizar os risco da ocorrência de cicatrizes indesejadas.

Dentre os tratamentos disponíveis merecem destaque: uso de luzes e laser (pulsed dye laser; luz intensa pulsada; laser ktp; ablativos fracionados, como o co2 e o érbio; não ablativos fracionados, como o érbio glass); medicamentos (5-fluoracil; corticoesteróide; bleomicina) que podem ser infundidos pela técnica de mmp (microinfusão e medicamentos na pele) ou mesoterapia (infiltração convencional com seringa e agulha); coberturas especiais com pressão adequada e toxina botulínica. Todas estas técnicas devem ser combinadas e indicadas no momento certo, conforme o estágio da cicatrização e aspécto clínico da cicatriz; logo, apenas um médico dermatologista capacitado e com esperiência em cicatrizes poderá orientar e tratar este tipo de queixa, lembrando que a procura precoce do dermatologista após o trauma cutâneo (acidentes ou cirurgias) é a tendencia atual, afim de se guiar o processo cicatricial de maneira adequeda, culminando com o melhor aspecto das cicatrizes.

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &