MICOSES

Publicado por denisesteiner em

As micoses são causadas por microrganismos denominados fungos, que crescem com facilidade no calor e umidade do verão. Por esse motivo, a ocorrência de micoses aumenta nesta época do ano sendo interessante alguns cuidados preventivos.

A pitiríase versicolor é uma micose superficial que causa manchas brancas, avermelhadas ou acastanhados do tamanho de uma lentilha que vão se juntando e formando manchas maiores. Elas aparecem principalmente nas regiões do pescoço, ombros e tronco são descamativas e assintomáticas. Essa micose ocorre em pessoas predispostas e por incrível que pareça não é contagiosa. O fungo responsável já está na nossa pele mas aumenta muito nesta época provocando as lesões aparentes. O tratamento é feito com cremes a base de cetoconazol associado ao ácido salicílico e ácido retinóico. A resposta ao tratamento é rápida, porém ficam manchas residuais brancas sem descamação e que demoram para desaparecer precisando algumas vezes de estímulo de radiação ultra- violeta.

Outra micose importante é aquela que ocorre nos pés, causando avermelhamento, descamação, coceira, bolinhas ou vesículas e quando compromete os dedos é denominada frieira. Neste caso há alta contagiosidade e por isso é muito importante o exame médico em clubes e academias. O tratamento das micoses dos pés, devem ser orientados pelo médico dermatologista que indicará antifúngicos tópicos para serem usados duas vezes ao dia por certa de 40 dias.

Outra micose frequente é aquela que acomete a região da virilha, principalmente em homens, devido ao excesso de calor e umidade da região. Neste caso, a lesão tem borda muito evidente parecendo uma moldura. Na parte interna a lesão vai secando enquanto na borda há muita atividade. A micose de virilha e a micose dos pés são causada por dermatofitos agentes estranhos a nossa pele e extremamente contagiosos. Por esse motivo os sapatos, chinelos, além de roupas e toalhas não devem ser compartilhados. A pele deve ser sempre muito bem seca e nos pés e virilha pode-se usar o secador de cabelos para diminuir a umidade excessiva. O tratamento também é feito com antifúngicos em creme ou loções que devem ser usados 2x ao dia por cerca de 40 - 60 dias. A micose dos pés e virilha são contagiosas e podem se complicar com uma infecção bacteriana. Lembrar que cremes com corticoide, podem melhorar os sintomas, mas são contraindicados para o tratamento das micoses, pois alimentam o fungo e mascaram o problema.

No próximo blog falaremos especificamente da onicomicose ou micose de unha.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &