Micose de unha: é possível combater esse mal

Publicado por denisesteiner em

A micose de unha, conhecida como onicomicose, é muito fácil de ser identificada. A unha descama e fica com uma coloração escura, produzindo um odor forte, podendo inclusive ocorrer o seu descolamento. Os sintomas são a deformação e o esfarelamento da unha, que se descola do dedo.  Às vezes, provoca dor e até uma pressão nas regiões onde o fungo ataca. Ela pode atingir a unha de três formas:

  • sob a borda, que fica espessa e partida;
  • na base: iniciando-se na cutícula e deteriorando a sua superfície;
  • em forma de placas brancas sobre a unha, atingindo toda a área.

unha 1Costuma ser mais frequente nos adultos e idosos e acomete mais os dedos dos pés, mas pode ocorrer também nas mãos. Nem tudo que provoca alterações na unha pode ser considerado micose. A psoríase, o líquen plano e mesmo o eczema podem provocar também alterações ungueais.

O tratamento é geralmente demorado e necessita, juntamente com um bom medicamento, da colaboração ativa e persistente do paciente. O tratamento pode ser feito com comprimidos de antimicóticos ou antifúngicos, e/ou mediante aplicação de um esmalte com composto antifúngico. O crescimento de uma nova unha requer um longo tempo. Portanto, é preciso ter paciência, mesmo que  decorridas algumas semanas de tratamento e não haja percepção de melhora. Uma unha normal e sadia cresce cerca de 2mm por mês.  Hoje também se utilizam determinados laser (ND YAGs) para complementar o tratamento. O calor do laser na unha prejudica o fungo e ajuda a eliminá-lo.

Para evitar o problema é aconselhável secar bem os pés (com a toalha pessoal), usar sandálias nas áreas de piscinas, não compartilhar objetos pessoais como alicates de unha, escovas e pentes, buchas e esponjas de banho, a não ser que tenham sido devidamente esterilizados. Além disso, usar creme hidratante, à base de silicone, é boa indicação para formar uma película protetora na pele.

Com relação à cutícula, a dica é não retirá-la demais, pois ela age como uma unha 2proteção à unha e a ausência da mesma pode propiciar o aparecimento da micose. Além disso, observe sempre se o material utilizado pela manicure é esterilizado. Em se tratando de doença, a prevenção é sempre o mais aconselhável. Na primeira alteração de coloração ou textura da unha, procure ajuda do seu dermatologista.

Os comentários estão desativados.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br