Melasma

Publicado por denisesteiner em

Todos sabemos o quanto o melasma é perturbador para seus portadores. Essa mancha não é simplesmente o excesso de melanina, mas sim um conjunto de alterações que favorece um desequilíbrio no melanócito que responde exageradamente a vários estímulos. É por essa razão que o melasma, além de piorar com o sol e o calor, também piora com a pílula anticoncepcional, remédios, doenças e estresse.

No Congresso da Academia Americana de Dermatologia foi apresentado o ácido tranexâmico (via oral), como droga promissora no controle do melasma. Temos estudado e utilizado essa substância na forma tópica, injetável e sistêmica para o tratamento do melasma, já há algum tempo. Nossa experiência está publicada na Revista Surgical And Cosmetic Dermatology, revista oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O ácido tranexâmico inibe a transformação do plasminogênio em plasmina que é responsável por ativar fatores melanogênicos e piorar as manchas da pele. Essa substância (ácido tranexâmico) neutraliza a plasmina e funciona como um protetor que preserva a pele da inflamação causada pela luz ultravioleta.

O medicamento deve ser indicado e prescrito pelo médico, pois existem algumas contra indicações que devem ser respeitadas.

O ácido tranexâmico é um tratamento promissor para melhorar essa mancha tão perturbadora para a qualidade de vida do seu portador.

Denise Steiner

 

21 respostas para “Melasma”

  1. Pedro disse:

    A título de curiosidade, o ácido tranexâmico vem sendo muito utilizado no Japão há bastante tempo. Inclusive os primeiros estudos que sairam relacionando o ácido tranexâmico a um possível clareamento foram feitos pela japonesa Shiseido. Uma outra curiosidade é que a Shiseido usa ácido tranexâmico em quase todos os seus hidratantes, mesmo os que não alegam combater manchas. O motivo é que desde a década de 90 a empresa vem divulgando estudos mostrando que a aplicação tópico do mesmo pode combater o ressecamento da pele e estimular a regeneração de sua função de barreira.

  2. Alessandra Indá disse:

    Gostaria do telefone de contato para agendar a consulta, pois preciso fazer um tratamento eficaz contra as manchas do melasma que tanto me incomodam.

  3. Julio Peres disse:

    Cara, mas se mesmo assim eu ainda estiver tendo dificuldades… Tem alguma dica extra?

    • denisesteiner disse:

      Olá,
      Para orientação de tratamento para qualquer problema é necessária uma consulta. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro porque, eticamente o Conselho Federal de Medicina não permite consultas por e-mail. Em segundo lugar, porque é necessária uma avaliação pessoal.
      Agradecemos a compreensão.

  4. Abigail disse:

    Tenho melasma e minha Dra receitou transimim, estou com medo de tomar pois tenho pressão e colesterol alto, e, ainda sou fumante . Será que posso tomar este remédio ?

    • denisesteiner disse:

      Boa tarde,
      Cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação do tratamento apropriado a cada caso. Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder. Obrigada pela compreensão.

      Mais informações sobre o melasma e formas de tratamento estão no meu artigo do blog, neste link:
      https://denisesteiner.com.br/blog/?p=303

  5. Aparecida disse:

    Gostaria de saber se o ácido tranexamico pode ser comprado em farmácia ou precisa ser manipulado? Há alguma diferença para o tratamento do melasma do ácido em comprimido ou em cápsula?

    • denisesteiner disse:

      É perigoso utilizar o ácido tranexâmico, via oral, sem acompanhamento médico, pois trata-se de ativo “off label” indicado até o momento para outras alterações. É necessário que você faça uma consulta e também exames específicos antes de iniciar essa medicação.

  6. INES F. disse:

    Doutora, boa tarde!

    Adorei as informações, muito útil, gostaria de tirar uma duvida, cenoura e beterraba cruas e açafrão, comidos diariamente, são prejudiciais para quem é portador de melasma?

    Obrigada

    • denisesteiner disse:

      Agradeço o interesse em meus artigos e saiba que os faço com todo o carinho e comprometimento. No entanto, é necessário esclarecer que a área médica segue a regulação do Conselho Federal de Medicina. Este órgão, até o momento, proíbe o atendimento e as receitas de medicamentos sem que haja o exame físico do paciente. Portanto, é necessária uma consulta para avaliação profunda e completa e melhor indicação de tratamento.

      Sem mais, coloco-me à disposição.
      Denise Steiner

  7. Diana disse:

    Doutora, bom dia.
    Tenho travado uma luta há anos contra o melasma, já tentei de tudo, sem resultados efetivos. No último ano as manchas aumentaram muito. Eu tenho lido bastante sobre o ácido Tranexâmico e sobre a aplicação intraderme. Como estou em Brasília, não seria viável me propor a fazer um tratamento em outro estado. Gostaria de saber se teria algum bom dermatologista que já faz uso da técnica em Brasília para recomendar. Gostaria muito de fazer uma avaliação do meu caso.
    Grata.

    • denisesteiner disse:

      Indicações em Brasília: Gilvan Alves e Izelda. A Izelda trabalha com microagulhamento. Mas não saberia informar especificamente quem trabalhe com ácido tranexâmico via oral.

  8. Carla R. disse:

    Boa noite Dra.
    Gostaria de uma indicaçao de um Dermatologista aqui na regiao de Boston/USA, resido na região e tenho feito pesquisas para o tratamento do Melasma mas os Dermatos por aqui nao têem conhecimento do acido tranexamico, existe algum tópico com o ácido tranexamico ou outro clareador que poderia ser comprado sem prescrição médica?
    Obrigada

    • denisesteiner disse:

      Não conheço nenhum dermatologista em Boston. Existe um produto da USK que tem tranexâmico, e já está em alguns lugares nos Estados Unidos, mas não sei se encontraria. É o Retinol Restorer, da USK, que tem um pouco de ácido tranexâmico. Recomendo que procure um dermatologista que esteja familiarizado com o uso do ácido tranexâmico via oral. Estou à disposição.

  9. Ionara fontes viana disse:

    Doutora eu estou desesperada minhas pernas estão cheias de manchas feita por picada de mosquito eu não sei o que fazer tem jeito retirar essas manchas eu não posso usar nem um vestido um short pq tenho muita vergonha só pesso que a senhora me responda se tem jeito para que eu possa correr atrás pq não aguento mais

    • denisesteiner disse:

      Boa Tarde Ionara,
      Obrigada pelo contato. Sim, há solução com cremes e laser para atingir o pigmento profundo.

  10. Geerson disse:

    Queria saber como funciona o tratamento de melasma qual são os valores

    • denisesteiner disse:

      Boa tarde Geerson,
      Obrigada pelo contato. O tratamento do melasma segue o seguinte protocolo: Consulta para avaliar o histórico do aparecimento da mancha, fatores de piora, doenças e remédios que possam interferir. Indicação de filtro solar específico e clareadores locais. Indicação do uso de ácido tranexâmico se não houver contra indicação. Laser de energia baixa e pulso rápido específico para melasma 1 vez na semana por 12 semanas. Microinfusão de medicamento após a realização do laser.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br