Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Laser

O que é laser?

A palavra laser é um acrônimo que significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Refere-se a aparelhos que emitem uma luz especial através de uma determinada fonte de energia. Existem inúmeros deles, com capacidades diferentes e possibilidades de ação em várias áreas como cirurgia, oftalmologia, ginecologia, odontologia, entre outras.
Na dermatologia o laser pode ser usado para depilação, tratamento de tatuagens, manchas, vasos superficiais do rosto e pernas. Além disso elimina verrugas e alguns tipos de sinais e trata o envelhecimento cutâneo.

Como ele funciona?

O laser tem uma fonte de energia (CO2, orgônio, rubi, kriptonita) que emite luz potente e específica. Ele é altamente seletivo atingindo alvos determinados sem queimar a pele. quando queimamos algumas lesões com ácido ou aparelhos elétricos fazemos uma queimadura ampla que agride a lesão mas também toda a cútis ao redor.
No caso do laser, programamos seu comprimento de onda e ele atingirá somente o pigmento, o vaso, o pelo ou a verruga sem agredir ou inflamar a pele ao redor.

Manchas e vasos

O laser pode eliminar as tatuagens sem deixar cicatriz. É usado para manchas de envelhecimento e certos sinais pigmentados.
Os vasos finos e superficiais da face e pernas também podem ser tratados com o laser.Há necessidade de algumas sessões para o resultado completo.

Depilação a laser

Determinados tipos de laser podem efetuar depilação prolongada através do mecanismo seletivo. A luz do laser atinge a raiz dos pelos que é muito escura e destrói os mesmos sem queimar a pele. É possível em 4-5 sessões eliminar por períodos muito longos os pelos da virilha, axila, rosto, pernas, entre outros.
Nestes casos o pelo deve ser escuro, relativamente grosso e a pele não pode estar bronzeada.
Após a depilação a laser a pele fica ligeiramente avermelhada e sensível, porém a pessoa pode realizar todas as suas atividades. A depilação a laser é superior a outro método pois além de pouco agressiva é mais eficiente e com resultados duradouros.

Envelhecimento

Alguns aparelhos de laser (CO2) realizam peeling (troca de pele) para o tratamento do envelhecimento cutâneo onde a pele será renovada tornando-se suave, lisa, sem manchas, rugas, flacidez. O laser de CO2, ao fazer o "resurfacing" melhora as rugas da região da boca e dos olhos preservando a natureza da pele com resultados duradouros. Este mesmo laser realiza também a blefaroplastia e retirada das bolsas dos olhos com recuperação rápida e menor sangramento.

Cirurgias

O laser também é usado para tratamento de verrugas, fibromas, queratoses e alguns tipos de sinais. Neste caso também é mais seletivo, menos agressivo do que outros procedimentos similares, permitindo uma recuperação mais rápida e melhor.
A pele no caso fica menos vermelha e cicatriza mais rapidamente.

Atenção

O laser é um aparelho que deve ser utilizado somente por médicos com treinamento e capacitação especial para sua manipulação.

 

voltar

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados