Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Cabelos

Importância do cabelo?

Os cabelos, apesar de não terem função fisiológica vital, tem uma grande importância psicossocial relacionada a aparência e auto estima.

O que é cabelo?

O cabelo é um estrutura complexa que tem bulbo (raiz) formado de vários tipos de células e haste que consiste também de células e algumas proteínas destacando-se a queratina e melanina.
O cabelo tem um ciclo trocando várias vezes durante a vida. No couro cabeludo há em média 150.000 fios sendo que volta de 10% estão na fase de queda. O crescimento do cabelo é de cerca de 1 cm por mês e a perda normal varia de 50 a 100 fios.

Porque os cabelos caem?

Queda de cabelo excessivo pode ocorrer por doenças hormonais do ovário ou tireóide, infecções, regimes, remédios, cirurgias, partos e também excesso de estresse.
É importante diagnosticar a causa para que o tratamento possa ser específico.

Calvície

A forma mais comum de "queda" de cabelos é a calvície que ocorre em homens e mulheres com predisposição.
Ela é determinada por fatores hereditários e hormonais e acarreta um afinamento contínuo do fio até a transformação total do mesmo numa "penugem". Os homens tem o padrão específico com as entradas e "coroa de padre", as mulheres apresentam padrão difuso com rarefação na região frontal.

Tratamentos

O importante em qualquer problema é descobrir a causa exata e portanto o primeiro passo é utilizar todos os mecanismos (consulta, exames, biopsias, aparelhos eletrônicos) para se chegar a um diagnóstico. A segunda etapa é a escolha do tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico.

Tratamento clínico

Hoje temos um arsenal de medicamentos específicos para a queda de cabelos, que vão desde de cosméticos tópicos até medicamentos por via oral ou injetáveis, dependendo do caso.
Atualmente a calvície, embora hereditária, conta com uma droga específica (finasterida) para evitar o afinamento e transformação do fio.

Tratamento cirúrgico

A grande novidade do transplante de cabelos é o processo denominado fio a fio onde o médico retira uma pequena faixa de cabelos da área da nuca (sem deixar cicatriz!) e, após separar um a um os fios de cabelos, coloca-os na chamada área receptora, que é onde queremos que os fios cresçam.
Este procedimento é feito com anestesia local, sob sedação e não há necessidade de internação. Hoje utilizamos em certos casos aparelho de laser para facilitar esta cirurgia, melhorando ainda mais o aspecto final e fugindo daqueles problemas do passado, como os cabelos "de boneca".

 

voltar

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados