Hiperidrose: você sabe o que é?

Publicado por link9 em
hiperidrose

Suor excessivo é sintoma da hiperidrose

É comum suarmos mais em dias muito quentes ou, certamente, praticando atividades físicas. Mas, quando isso acontece de forma excessiva e constrangedora, embora com temperaturas baixas, podemos estar frente a chamada hiperidrose.

Pacientes com essa condição possuem glândulas sudoríparas superativas. Dessa forma, elas provocam suor incontrolável e sensação de desconforto físico e emocional. Colocam o paciente em situações embaraçosas e o tornam incapaz de se relacionar.

A causa pode ser não só por fatores emocionais, hereditários, mas também por outras doenças. Assim, podem afetar partes do corpo como axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha.

O diagnóstico da doença é, sobretudo, clínico e com base nos sintomas. O médico também irá avaliar se a hiperidrose está ligada a problemas mais graves.

Tratamentos para hiperidrose

Medicações por via oral - Algumas drogas como a oxibutinina podem diminuir a sudorese porem causam efeitos colaterais e só podem ser receitadas pelo médico

Desodorante antiperspirantes - Eles em geral têm cloreto de alumínio em doses altas, controlam a quantidade de suor, mas são insuficientes para hiperidroses graves.

Toxina Botulínica - Essa substância quando aplicada na pele inibe a ação das glândulas sudorípara e diminui o suor. A aplicação é feita com agulhas delicadas na área com excesso de suor, sendo que em mãos e pés utiliza-se anestésico troncular antes da aplicação. O tratamento é seguro e eficaz com duração aproximada de 9 meses.

Cirurgia - Ela é feita somente para a área das axilas, onde é realizado um pequeno corte e curetada a área com maior quantidade de gandula sudoríparas. A duração do resultado persiste por cerca de 2 anos.

Este assunto lhe interessa? A Clínica Denise Steiner possui anos de experiência em dermatologia. Conta com especialistas nesta e em outras áreas da medicina para atende-lo da melhor forma possível. Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &