Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Dicas

 

Vitaminas / Minerais
Tabela de benefícios à pele

Vitamina A Auxilia a manter a saúde e a estrutura da pele e regula o crescimento celular.
Beta-Caroteno Auxilia a proteção da membrana celular da peroxidação lipidica, aumenta a atividade de enzimas e estimula a divisão celular.
Vitamina C Essencial para a síntese de colágeno. É utilizada, ainda, na síntese de hormônios, na cicatrização, no auxilio da absorção de ferro, proteção das vitaminas A e E contra a oxidação e na proteção do organismo contra infecções.
Vitamina E Protege a célula dos danos causados pelos radicais livres e formação de rugas.
Riboflavina E um componente de coenzimas envolvidas nos processos metabólicos e de fosforilação oxidativa. A deficiência em riboflavina pode prejudicar a síntese de colágeno.
Vitamina B6 É um componente de coenzimas que possuem papel importante em mais de 100 reações enzimáticas, incluindo o metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos essenciais e na gliconeogênese.
Ácido fólico É essencial para a atividade de muitas enzimas, incluindo a síntese de proteínas e do material genético, RNA e DNA. Também é necessário na divisão celular normal e, juntamente com a Vitamina B12, atua na produção de hemácias.
Biotina Auxilia os processos intracelulares, enzimas e metabolismo, protegendo o interior da célula e seu DNA; Promove a integridade da pele. Essencial às funções da membrana e gliconeogênese. Necessária à saúde da pele, unhas e cabelos, além de promover o bom funcionamento das glândulas, tecido nervoso e medula óssea.
Cálcio Importante para o desenvolvimento dos ossos e para mantê-los sadios e fortes. Praticamente todas as células do corpo necessitam de cálcio para o perfeito funcionamento, tais como as células do coração, sistema nervoso e músculos. Atua, ainda, melhorando a absorção de Vitamina B12 .
Silício Promove a integridade da pele, contribui na arquitetura e elasticidade do tecido conjuntivo e na calcificação dos ossos. A falta de silício causa anormalidades nos ossos e na síntese de colágeno.
Licopeno Carotenóide, considerado um dos mais potentes antioxidantes. Exerce um papel importante na proteção da pele contra a radiação solar. Influencia o crescimento celular e a comunicação intercelular.
Cromo Age, juntamente com a insulina, na estabilização da taxa de açúcar sangüíneo e auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicérides.
Manganês É um agente antioxidante importante na quebra de aminoácidos e na produção de energia. Além disso, é necessário ao metabolismo das Vitaminas B e E, atua como
catalisador na quebra de gorduras e colesterol e auxilia na nutrição de células nervosas.
Cobre É necessário para a absorção e utilização de ferro e auxilia a Vitamina C na formação de elastina, um importante componente das fibras musculares. Auxilia, ainda, no desenvolvimento de hemácias, na formação e manutenção adequada do ossos.
Selênio Potente antioxidante. Preserva a elasticidade tecidual. Ajuda a retardar o envelhecimento causado pelo estresse oxidativo.
Zinco Significativo potencial antioxidante. Envolvido em muitos processos enzimáticos do organismo, particularmente aqueles relacionados ao crescimento celular e produção de energia. Auxilia a função normal dos tecidos. Necessário à síntese protéica.

 

 

 

 



 

 

 

 

voltar

 

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados