Tratamento com Imunomodulador

O que é?

O vitiligo é uma doença de pele que apresenta manchas brancas acrômicas, em qualquer parte do corpo, podendo comprometer, inclusive, os pelos. Essa doença ocorre muito em jovens e crianças acometendo, praticamente, 2% da população mundial.

Embora, na maioria dos casos, o vitiligo, não apresente nenhum aspecto de perigo a pessoa acometida, nem seja contagioso, é um tipo de doença de pele que causa um grande impacto na auto-estima das pessoas devido à sua característica inestética. Os pacientes com vitiligo têm a parte psicológica bastante crítica, porquê não há quem suporte as mudanças de cor em sua pele.

Como tratar?

Uma das possibilidades de tratamento é uma substância química, de uso tópico (creme) chamada tracolimus®. Trata-se de um imunomodulador formado por substâncias que melhoram a parte imunológica do indivíduo em relação a uma determinada doença.

Vale ressaltar que o tratamento com tracolimus®, duas vezes por dia, foi preconizado para os casos estáveis do vitiligo e, não, para aqueles que estivesse havendo aumento das manchas.

Recentemente, descobriu-se que há alterações imunológicas no vitiligo e que esse fato tem interferência direta com o aparecimento das manchas. Contudo, ainda não se sabe exatamente as causas dessa doença. Há algumas teorias para explica-las e a mais importante é a que o vitiligo é uma doença auto-imune, ou seja, um mal onde o próprio organismo produz auto-anticorpos contra estruturas dele próprio. Isso ocorre em relação a célula que produz o pigmento denominado melanócito.

Já foram detectados auto-anticorpos contra o melanócito em indivíduos com vitiligo, especialmente naqueles em que a doença esteja em atividade. O tratamento dessa doença sempre foi um desafio para os dermatologistas, e até há pouco tempo, as únicas terapias viáveis para tratar as manchas do vitiligo contavam, sempre, com a utilização da luz ultravioleta.

O tracolimus é usado sob a forma de creme em duas concentrações comerciais. O produto deve ser passado no local da mancha e espalhado numa película fina.

Portanto, conforme já mencionamos anteriormente, trata-se de um imunomodulador, agindo nas células responsáveis pela imunologia, alteradas devido a doença.

Leia mais

Vitiligo
Vitiligo: problema que pode ser contornado
Vitiligo: vitaminas para o seu tratamento

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &