Vitiligo

O vitiligo pode ser definido como uma alteração de pele caracterizada por manchas completamente brancas, de vários tamanhos, que podem se localizar em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas e nos cabelos, causando sérios problemas relacionados ao convívio social e a auto-estima.

 

O que é:

O vitiligo é uma doença de pele não contagiosa, não inflamatória, que causa manchas brancas em qualquer parte do corpo, inclusive nos pelos. Embora sua causa exata não se encontre estabelecida, hoje já conhecemos muito mais sobre essa dermatose. Trata-se de uma doença autoimune, com auto anticorpos e com células inflamatórias que agridem o melanócito (célula que faz o pigmento) e facilitam o aparecimento das manchas brancas.

O vitiligo não é uma doença genética, porém aqueles que têm parentes próximos com vitiligo têm mais chance de apresentar a doença. Estudos têm demonstrado que alterações emocionais, estresse excessivo e também perdas importantes, como morte de entes queridos podem desestabilizar o individuo e facilitar o aparecimento das manchas.

O vitiligo pode se apresentar de várias maneiras, como unilateral ou segmentar (somente de um lado do corpo), acrofacial, (ao redor da boca e dos olhos e nas mãos e pés), vitiligo vulgar em várias partes do corpo. Pode também ocorrer somente no cabelo ou nos cílios. O vitiligo não coça, não dói e não arde e também não compromete órgãos internos. Porém é uma alteração bastante inestética e provoca estresse e baixa qualidade de vida ao seu portador. A doença pode estar em atividade ou estar estacionado, essa informação é muito importante para a escolha do tratamento. Quando o vitiligo está aumentando a alteração imunológica encontra-se desequilibrada e precisando de medicações imunossupressivas ou imunomoduladoras para estacionar e parar o aumento das manchas. Paralelamente também fazemos tratamentos que estimulem a pigmentação.

Ainda não há cura para o vitiligo, mas isso não significa que as manchas não possam sumir e não aparecerem mais.

 

Leia mais

Vitiligo: problema que pode ser contornado
Tratamento com Imunomodulador
Vitiligo: vitaminas para o seu tratamento

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &