Psoríase

O que é Psoríase?

Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas. É muito comum a localização nos cotovelos e joelhos, podendo também ocorrer no couro cabeludo, palmas, plantas, unhas e até no genital.

Qualquer faixa etária pode ter a doença e a distribuição pode variar desde áreas localizadas até lesões que acometem toda a extensão da pele. O paciente também pode ter acometimento das articulações, sentindo dor, inchaço e causando deformidades

 

Quais são as causas?

Uma combinação de elementos está associada à doença. Fatores genéticos, alterações na resposta do sistema imunológico e exposição à eventos desencadeantes como infecções, estresse, algumas medicações, tabagismo, temperaturas frias, entre outros, podem levar à manifestação da psoríase.

 

Quais os sintomas de psoríase?

No corpo e couro cabeludo, as lesões são avermelhadas, descamativas e podem ficar espessas e branco-prateadas. Podem ou não coçar.

Nas mãos e pés, além das lesões clássicas, é comum a pele ficar grossa e o paciente pode ter dor devido às fissuras.

As unhas podem ficar grossas, amareladas e opacas, com esfarelamento da superfície e pequenos furinhos sobre ela, conhecidos como pittings.

As articulações podem inchar, ficar vermelhas e doer se o paciente tiver artrite psoriásica.

 

Quais os tratamentos para psoríase?

Várias são as opções de tratamentos disponíveis. Para escolher o mais adequado, deve-se considerar o sexo do paciente, idade, outras doenças e medicamentos que usa, tratamentos que já fez anteriormente, a possibilidade e desejo de engravidar e  a gravidade da doença.

Algumas das opções tradicionais são o uso de medicações tópicas para aplicar sobre a pele, a fototerapia (terapia com luz ultravioleta), uso de comprimidos orais como metotrexato, acitretina e ciclosporina.

Outra opção são os imunobiológicos, substâncias desenvolvidas com auxílio de engenharia genética, que agem em moléculas específicas associadas à inflamação que ocorre na psoríase.

Técnicas mais modernas como a aplicação das medicações tradicionais com microagulhas através da pele podem ser uma opção boa e eficaz em alguns casos. Essa modalidade tem o benefício de apresentar menor risco de efeitos colaterais, além de ser bem tolerado pelos pacientes.

Leia mais

Emoções e a Pele

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &