Herpes Simples

O que é?

O herpes é uma doença infecciosa que ocorre pela agressão de um vírus. Existem 2 tipos diferentes de vírus VHS-1 e VHS-2.
Cerca de 90% dos indivíduos tem sorologia positiva para VHS-1, o vírus pode ser transmitido através de gotículas respiratórias, contato direto com uma lesão ativa ou contato com um líquido que contem o vírus, como saliva ou secreção.
Os principais sintomas incluem (após 3 a 7 dias do contato), sensibilidade, dor e queimação, muitas vezes antes de aparecer a lesão.
A lesão típica do herpes se caracteriza por vesículas (bolinhas) agrupadas em uma pele vermelha, com a evolução, estas lesões formam cascas (crostas) no local. As lesões de herpes podem recidivar e isso ocorre por traumatismo na pele(Ex: exposição à luz, rachaduras) ou alteração sistêmicas (Ex:menstruação, fadiga ou febre) que reativam o vírus e produz nova lesão
 

Como tratar?

uma série de medidas podem ser tomadas para aliviar o desconforto e promover a cura, o uso adequado de antiviral oral e tópico é fundamental e será orientado pelo dermatologista. Para evitar o herpes labial a pessoa deverá evitar o sol excessivo e usar um protetor solar nos lábios para protegê-los. No caso de uma gripe forte, quando normalmente o organismo já está debilitado, a pessoa deve se cuidar bastante e evitar fatores como o estresse.

Existem também vacinas, que não são consideradas a melhor terapêutica, e a prescrição de cremes para uso local.
Mas, vale ressaltar que todos esses tratamentos não eliminam o vírus mas, sim, fazem com que melhore uma situação local com a redução do tempo de inflamação.

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &