Flacidez

O que é?

A flacidez aumenta conforme a idade e está relacionada à diminuição da formação de colágeno assim como o desgaste das fibras já existentes.

 

A elasticidade também diminui, pois ocorre destruição das fibras elásticas principalmente pelos danos cumulativos do sol. No rosto e a região do queixo e pescoço aumenta a flacidez devido à falta de sustentação. O músculo platisma que insere na região da mandíbula contribui para puxar a pele para baixo e aumentar a flacidez.

No corpo a pele também fica flácida e a musculatura atrofia, em especial nos indivíduos que não praticam atividades físicas. Os músculos precisam ser exercitados para manterem o tônus e sustentarem a pele.

Vários fatores contribuem com a piora da flacidez entre eles o sol, envelhecimento, má alimentação, falta de atividade física, doenças, entre outros.

Há vários tratamentos para flacidez da pele, desde cremes com ácido retinóico até radiofrequência, infravermelho e laser. A ideia é estimular a formação de colágeno de melhor qualidade para tonificar a pele.

Um novo aparelho parece ser interessante neste objetivo. Trata-se de um ultrassom focado que atinge as camadas profundas da pele, atingindo a fáscia muscular.

Este aparelho emite ondas de ultrassom bastante concentrados que ao atingirem a musculatura provocam uma contração efetiva nesta região promovendo tonificação intensa.

É um aparelho que deve ser usado pelo médico, pois existem riscos inerentes de comprometer a inervação levando a paralisia facial. O mesmo deve ser evitado na região dos ossos, pois provoca a dor.

Está energia de ultrassom é emitida através de uma ponteira e o operador visualiza a imagem na tela. Desta forma é possível acompanhar o acoplamento e a passagem da energia. O paciente deve ser anestesiado com anestésico tópico e utiliza-se um analgésico potente antes do procedimento.

Existem três ponteiras que variam o potencial de profundidade e velocidade de energia. O ideal é tratar o rosto todo, porém pode-se individualizar o tratamento do pescoço e face inferior. Em geral é feito uma sessão que pode ser repetida cada ano não substitui lifting cirúrgico, porém os resultados são alentadores.

O procedimento para face demora cerca de 1 hora, quando realizado na face toda. Pode ser aplicado em áreas flácidas, sempre evitando a aproximação do osso.

 

 O que é flacidez?

A flacidez é a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como falta de exercícios físicos,não há um fator único e específico que cause flacidez.

A pele geralmente está sobreposta ao músculo e acompanha a tonicidade do mesmo. Se o músculo está flácido, a pele também parece flácida, porém se a pele está flácida e o músculo tonificado, então a aparência não é tão evidente. A pele tem um tecido e o músculo é outro. O músculo espessa ou “cresce” conforme os exercícios, já a pele não.

Estão mais suscetíveis a flacidez idosos (mais de 60 anos), porque ocorre perda muscular e aumento de gordura. Os idosos também produzem menos ou nada de colágeno e elastina que são as fibras mais importantes da tonicidade da pele. Cirurgias que promovam perda de peso rápida também favorecem a flacidez.

O alimento é a base para a formação dos tecidos e o exercício físico é necessário para manter a fibra muscular tonificada, além de melhorar a irrigação da pele.

 

 

O envelhecimento cutâneo está relacionado com o aumento da flacidez de face e pescoço. Com o passar do tempo ocorre à diminuição da formação de colágeno assim como o desgaste das fibras já existentes. A elasticidade também diminui, pois há destruição das fibras elásticas principalmente pelos danos cumulativos do sol. No rosto e região do queixo e pescoço aumenta também a flacidez devido à falta de sustentação. O músculo platisma que se insere na região da mandíbula contribui para puxar a pele para baixo e aumentar ainda mais essa flacidez.

No corpo a pele também fica plácida e a musculatura atrofia, em especial nos indivíduos que não praticam atividade física. Os músculos precisam ser exercitados para manterem o tônus e sustentarem a pele.

Vários fatores contribuem com a piora da flacidez entre eles o sol, envelhecimento, má alimentação, falta de atividade física, doenças, entre outros.

Há vários tratamentos pata flacidez da pele, desde cremes com ácido retinoico até radiofrequência, infravermelho, e laser. A ideia é estimular a formação de colágeno de melhor qualidade para tonificar a pele.

Um novo aparelho parece ser interessante neste objetivo. Trata-se de um ultrassom focado que atinge as camadas mais profundas da pele, atingindo a fáscia muscular.

Este aparelho emite ondas de ultrassom bastante concentrados que ao atingirem a musculatura provocam uma contração efetiva nesta região promovendo tonificação intensa.

É um aparelho que deve ser usado pelo médico, pois existem riscos inerentes de comprometer a inervação levando a paralisia facial. O mesmo deve ser evitado na região dos ossos, pois provoca dor.

Está energia de ultrassom é emitida através de uma ponteira e o operador visualiza a imagem na tela. Desta forma é possível acompanhar o acoplamento e a passagem de energia. O paciente deve ser anestesiado com anestésico tópico e utiliza-se um analgésico potente antes do procedimento.

Existem três ponteiras que variam o potencial de profundidade e velocidade de energia. O ideal é tratar o rosto todo, porém pode-se individualizar o tratamento do pescoço e face inferior. Em geral é feito uma sessão que pode ser repetida cada ano não substitui o lifting cirúrgico, porém os resultados são alentadores.

O procedimento para face demora cerca de 1 hora, quando realizado na face toda. Pode ser aplicado em áreas flácidas, sempre evitando a aproximação do osso.

 

Perguntas frequentes

 

1 – O que é flacidez?

A flacidez é a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como falta de exercícios físicos.

 

2 – Qual a diferença entre flacidez de pele e flacidez de músculos? Como uma interfere na outra?

A pele geralmente está sobreposta ao músculo e acompanha a tonicidade do mesmo. Se o músculo está flácido, a pele também parece flácida, porém se a pele está flácida e o músculo tonificado, então a aparência não é tão evidente. A pele tem um tecido e o músculo é outro. O músculo espessa ou “cresce” conforme os exercícios, já a pele não, ela depende do colágeno e elastina.

 

3 – Que pessoas estão mais suscetíveis à flacidez?

Estão mais suscetíveis a flacidez idosos (mais de 60 anos), porque ocorre perda muscular e aumento de gordura. Os idosos também produzem menos colágeno e elastina que são as fibras mais importantes da tonicidade da pele. Cirurgias que promovam perda de peso rápida também favorecem a flacidez.

 

4 – A má alimentação e o sedentarismo influenciam no aparecimento da flacidez?

Sim. O alimento é a base para a formação dos tecidos e o exercício físico é necessário para manter a fibra muscular tonificada, além de melhorar a irrigação da pele e o estímulo de colágeno.

 

5 – Quais os tratamentos mais eficientes contra a flacidez (em casa e no consultório)?

A flacidez é difícil de tratar. O indivíduo precisa estar saudável, comer bem e fazer exercícios regulares. O tratamento consiste em: massagem, aparelhos modeladores e infiltração.

 

6 – Os cremes para enrijecer a pele funcionam? Quais os melhores princípios ativos?

Cremes para flacidez não funcionam, pois não tem absorção suficiente.

 

7 – Que exercícios devem ser feitos para a flacidez muscular?

Musculação

 

8 – A gravidez necessariamente provoca flacidez nos seios?

Não, principalmente se não houver muito aumento.

 

9 – O excesso de sol provoca flacidez?

Sim.

 

10 – Correr ou fazer exercícios aeróbicos de alto impacto causam flacidez nos seios? Que tipo de top uma mulher com seios grandes deve usar para fazer exercícios?

Não. A mulher com seio grande deve usar sutiã para fazer exercício. O mesmo deve ser usado embaixo da roupa.

 

11 – Uma vez instalada, o que fazer para tratar a flacidez?

Com aplicações de substâncias anti-flacidez (tratamento médico).

 

 

Tratamentos

 

A flacidez é difícil de tratar. O indivíduo precisa estar saudável, comer bem e fazer exercícios regulares. O tratamento consiste em: massagem, aparelhos modeladores e infiltração.

7 – Os cremes para enrijecer a pele funcionam? Quais os melhores princípios ativos?

Cremes para flacidez não funcionam, pois não tem absorção suficiente.

8 – Que exercícios devem ser feitos para a flacidez muscular?

Musculação

O excesso de sol provoca flacidez na pele.

11 – Como fazer para evitar ou retardar a flacidez dos seios?

Exercícios físicos trabalhando o peitoral maior.

12 – Qual a importância do uso do sutiã?

Sustentar seios grandes

13 – Usar sutiã ao dormir ajuda a evitar a flacidez?

Não

14 – Quais os melhores sutiãs?

Confortáveis e com boa sustentação.

15 – Correr ou fazer exercícios aeróbicos de alto impacto causam flacidez nos seios? Que tipo de top uma mulher com seios grandes deve usar para fazer exercícios?

Não. A mulher com seio grande deve usar sutiã para fazer exercício. O mesmo deve ser usado embaixo da roupa.

16 – Uma vez instalada, o que fazer para tratar a flacidez?

Com aplicações de substâncias anti-flacidez (tratamento médico).

17 – Quais os tratamentos mais eficientes?

Não há tratamento perfeito e sempre deve ser associado a exercícios.

18 – Quando entra a cirurgia plástica?

Em casos extensos e graves, a cirurgia nem sempre é uma boa medida.

Leia mais

Fios de sustentação
Perguntes frequentes

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &