Dermatite Seborreica

O que é?

A dermatite seborreica é uma doença de pele crônica, frequente, não contagiosa, que costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo, face (principalmente as regiões próximas ao nariz e sobrancelhas) e dobras (axilas) e se caracteriza por períodos de acalmia e de recaída.

Pode iniciar nos primeiros meses de vida, com escamas gordurosas e aderentes no couro cabeludo ou manchas avermelhadas com leve descamação na face, tronco e áreas de dobras (área de fraldas, nuca, axilas). Normalmente as lesões somem após alguns meses, podendo reaparecer na puberdade.

Já nos adultos, a dermatite seborreica pode se manifestar de forma leve acometendo o couro cabeludo e causando descamação e prurido, sendo conhecida popularmente como “caspa”. Pode ser mais intensa, acometendo também cílios e sobrancelhas. Podem ocorrer lesões eritematosas e descamativas em face, principalmente nos sulcos nasogenianos, glabela e região retro-auricular. Há acometimento do tórax em algumas pessoas. Normalmente, o prurido acompanha o quadro. Há quadros mais graves, com progressão das lesões formando grandes placas eritemato-escamosas.

A doença ocorre por uma predisposição familiar. O calor, umidade, uso de roupas sintéticas ( lã, flanela, lycra, seda) favorecem o desenvolvimento da dermatite seborreica. Além disso, alguns fatores predispõem o seu agravamento, como a tensão emocional, a obesidade e a ingestão de alimentos muito condimentados.

A dermatite seborreica não é contagiosa. Seu tratamento consiste no controle das lesões com o uso de medicamentos tópicos e em alguns casos mais resistentes, medicações por via oral. É importante o acompanhamento de um médico dermatologista, para que o diagnóstico seja feito e o melhor tratamento seja indicado.

Como tratar?

O tratamento começa por definir a gravidade da dermatite

1- Casos intensos e graves – itraconazol sistêmico 100mg 2 vezes ao dia por 1-3 meses. isotretinoína sistêmica 20 mg 2 a 3 vezes por semana durante 3-4 meses. Hidratar a pele 2 vezes ao dia, evitar produtos irritantes e ácidos.

2 – Casos leves e moderados – Corticoide tópico 1 vez ao dia por 5-10 dias. Inibidores de calcineurina 1 vez ao dia, alternando com corticoides.

3 – Cremes à base de cetonozol (2%) 1 vez ao dia por 15 dias.

A pele deve ser hidratada de 1-3 vezes ao dia com hidratantes neutros e leves. O sabonete deve ser neutro e usado 2 vezes ao dia. Evitar ácidos como retinóicos, evitar estresse e produtos caseiros, manter a hidratação mesmo fora da crise.

A dermatite seborreica é crônica e evolui com surtos de melhora e piora. A dermatite aguda dever ser tratada com medicamento até a melhora, quando então é necessário haver os cuidados de manutenção. O indivíduo comprometido pela dermatite seborreica tem a predisposição genética para isso sendo necessário os cuidados constantes para evitar gatilhos, como ressecamento e irritabilidade da pele.

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &