Dermatite Atópica

A dermatite atopica é uma doença única, inflamatória que afeta pacientes desde os 4 meses até a idade adulta. A pessoa atopica é muito sensível e pode ter manifestações respiratórias como rinite, bronquite, asma e aquelas de pele como a dermatite atopica.

 

Como se manifesta?

A dermatite atopica aparece nas crianças após 4º mês como um avermelhamento e descamação com vesículas e crostas muito pruriginosos no rosto, principalmente área das bochechas. Após os 2 anos até a adolescência a dermatite atópica aparece como avermelhamento e coceira nas dobras dos braços e pernas sempre com muita coceira. Após a adolescência a dermatite

tópica pode aparecer como coceira e engrossamento da pele em qualquer parte do corpo, como rosto, pescoço, braços e pernas. O quadro é crônico e evolui com surtos de melhora e piora.

 

Como Tratar:

O diagnóstico da dermatite atópica deve ser feito pelo médico especialista para evitar tratamentos equivocados. Nos casos agudos com placas vermelhas e descamativas são usados corticoides na área afetada durante cerca de 5 a 7 dias.

Em geral após a melhora inicial o corticoide vai sendo substituído pelos hidratantes até ser descontinuado, pois o uso de corticoide não deve ultrapassar 10 dias seguidos. A hidratação constante com hidratantes neutros, calmantes e com grande capacidade de retenção de água é fundamental. O habito de hidratação deve ser cultivado nos indivíduos atópicos não só para tratar a dermatite como também para prevenir novos surtos.

Além dos corticoides tópicos também são utilizados os inibidores da calcineurina como tracolimos e pimecrolimus. A fototerapia com luz ultravioleta UVB e eventualmente UVA também podem ser usados no tratamento por sua característica anti-inflamatória. As sessões podem ser feitas 2 vezes na semana por cerca de 3 – meses.

Nos casos graves de dermatite atópica também são indicados corticoide sistêmicos e imunosupressores como methotrexate e ciclosporina. Hoje em casos graves que já esgotaram outros recursos terapêuticos também está indicado o uso de biológicos como o dupilumabe.

 

Dicas importantes para tratar a dermatite atópica:

  • Evitar muitos banhos ao dia
  • Água morna, banho rápido 1 vez ao dia,
  • Usar sabonetes neutros com potencial hidratante
    Hidratar a pele toda 1 vez ao dia no banho e mais 1 vez em outro horário.
  • Usar roupas de algodão encostado no corpo.
  • Evitar perfumes, cosméticos e produtos além do sabão para lavar as roupas
  • Evitar produtos e alimentos com potencial alergizantes

Leia mais

Criança Atópica

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &