Acne: saiba como tratar

O que é acne?

A acne é dermatose crônica, comum em adolescentes, caracterizada por lesões inflamatórias, principalmente na face. É uma doença do folículo pilossebáceo na qual vários fatores interferem. Genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular. Bem como aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes.

Pode ser classificada genericamente em “acne primária” (vulgar) ou “secundária” (hormonal, cosmética, escoriada, solar). No primeiro caso, trata-se da acne de adolescentes e adultos jovens. Então, a predisposição genética, estimulada pelo início da produção hormonal, favorece o desenvolvimento das lesões clínicas. No caso da secundária, ocorre um processo mais específico, em que determinado elemento, como um corticosteróide ou sol, pode ser o fator causal.

Como diagnosticar

O diagnóstico é baseado, principalmente, no quadro clínico que se caracteriza por vários tipos de lesões. Ocorrem comedões, pápulas, pústulas, nódulos e abscessos localizados na face, ombros e porção superior do tórax.

A dermatose costuma ser classificada conforme a lesão predominante. A “acne comedoniana” acontece quando a maioria das lesões são comedões. O “nódulo” ou “nódulo cístico” acontece quando há predominância de lesões nodulares, císticas e abscessos. Já a conglobata “apresenta” cistos severos e intensos.

A extensão, a duração da inflamação na acne e também sua severidade são determinadas por variações individuais na resposta imune ao Propionibacterium acnes ou a qualquer de seus produtos metabólicos. Muitos casos melhoram espontaneamente, conforme o individuo termina a adolescência e entra na fase dos vinte anos.

O tratamento é baseado no conhecimento de fatores etiopatogênicos, como colonização pelo Propionibacterium acnes, hipersecreção sebácea, inflamação e oclusão do orifício folicular. Os objetivos incluem a melhora do quadro infeccioso e da aparência física, minimização de cicatrizes e prevenção dos efeitos psicológicos adversos.

Os tratamentos são variados e baseados na etiopatogenese da acne e depende da resposta individual. A isotretinoína é o único tratamento que induz resultados permanentes, mas em muitos pacientes não é aceita devido aos muitos efeitos colaterais.

Assista o vídeo para mais informações:

Tratamento tópico

Como Tratar

Retinóides

Os retinóides tópicos, como tretinoína e isotretinoína, agem no defeito da queratinização, diminuindo o sebo e o tamanho da glândula sebácea. Além disso, expulsam os comedões maduros, suprimem o desenvolvimento de novos microcomedões inibem a reação inflamatória e melhoram a penetração de outros agentes ativos. A isotretinoína tem efeitos similares em efetividade àqueles da tretinoína, clareando lesões acnéicas e causando menor irritação.

Os retinóides agem em receptores específicos com vários mecanismos de ação, tais como normalização da proliferação e diferenciação da epiderme; diminuição da liberação de prostaglandinas, leucotrienos e citoqueratinas, inibição da quimiotaxia dos neutrófios, etc.

 

Antibióticos Tópicos

Os antibióticos tópicos diminuem o crescimento da população de Propionibacterium acnes na superfície cutânea, principalmente na região do folículo pilossebáceo. Eles também reduzem a quantidade de ácidos graxos livres e diminuem a quimiotaxia dos leucócitos, provocando efeitos antiinflamatórios.

Terapia Combinada

O tratamento com associação de princípios ativos é comum na acne e propicia vários benefícios, como melhor posologia e aderência do paciente, facilidade de uso da medicação a longo prazo e potencialização da ação terapêutica. Estas vantagens devem ser levadas em conta principalmente no tratamento dos adolescentes.

A combinação de substâncias ativas numa mesma medicação depende de alta tecnologia para manter a estabilização e a capacidade de ação. Entretanto, essas associações satisfazem os anseios de eficácia e praticidade, que são exigências do mundo moderno.

Leia mais

Chocolate x Acne
Acne: alguns conselhos que podem ajudá-lo
Os benefícios do tratamento da acne com uso de combinações
Acne x Dieta
Luz tratamento da acne inflamatória
Acne x Tipos
Acne na mulher
Acne da Mulher Adulta
Dúvidas Frequentes
Acne da mulher adulta
Como corrigir as cicatrizes de acne?
Tratamentos alternativos para a acne da mulher adulta
Acne e Ciclo Menstrual

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br