Flacidez: quais são as causas?

O que é flacidez?

A flacidez aumenta conforme a idade e, decerto, está relacionada à diminuição da formação de colágeno assim como o desgaste das fibras já existentes. Assim, a elasticidade também diminui, pois ocorre destruição das fibras elásticas, principalmente pelos danos cumulativos do sol. No rosto, na região do queixo e do pescoço aumenta a flacidez devido à falta de sustentação. O músculo platisma, que insere na região da mandíbula, contribui sobretudo para puxar a pele para baixo e aumentar a flacidez.

No corpo, a pele também fica flácida e a musculatura atrofia, principalmente nos indivíduos que não praticam atividades físicas. Afinal, os músculos precisam ser exercitados para manterem o tônus e sustentarem a pele.

Vários fatores contribuem com a piora da flacidez como, por exemplo, o sol, o processo de envelhecimento, se alimentar de forma inadequada, falta de atividade física, doenças, entre outros.

Como tratar?

Há vários tipos de tratamentos para pele ficar menos flácida, desde cremes com ácido retinóico até procedimentos como radiofrequência, infravermelho e laser. A ideia, então, é estimular a formação de colágeno de melhor qualidade para tonificar a pele.

Contudo, um novo aparelho parece ser interessante neste objetivo. Trata-se de um ultrassom focado que atinge as camadas profundas da pele, chegando, portanto, à fáscia muscular. Este aparelho emite ondas de ultrassom bastante concentradas que, ao atingirem a musculatura, provocam uma contração efetiva nesta região promovendo tonificação intensa.

Tratamentos

A flacidez é difícil de tratar, pois o indivíduo precisa estar saudável. Dessa forma, é necessário se alimentar de forma adequada e fazer exercícios regulares. Assim, o tratamento consiste em: massagem, aparelhos modeladores e infiltração.

Leia mais

Perguntas frequentes
Fios de sustentação

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br