Queda de Cabelo: como tratar?

O que é queda de cabelo?

A queda de cabelo é uma mudança no ciclo capilar que provoca o aumento dos fios na fase da queda. Assim, quando está tudo normal e equilibrado no organismo humano, cerca de 85% dos fios do couro cabeludo estão crescendo e 15% estão em fase de repouso ou queda. O cabelo tem um ciclo constante, posto que, em média, um cabelo cresce por volta de 4 anos. Em seguida, entra na fase de repouso por 3 a 5 meses, cai e volta a nascer. Assim, completa um ciclo: nascimento – crescimento – repouso – queda – nascimento, e assim por diante.

O numero de fios que cai por dia é específico para cada pessoa,portanto pode variar de 50-100 fios. Contudo, o mais importante é haver percepção da mudança de quantidade de fios. Assim, é possível procurar diagnóstico e tratamento o mais precocemente possível.

Causas

  1. Eflúvios: é um nome dado para queda capilar difusa sem alterações na estrutura do fio. O Efluvio pode acontecer por vários motivos e, em princípio, começa 3 meses após o problema desencadeante.
  2. Alteração da Tireoide – o Hipotireoidismo, tanto quanto o Hipertireoidismo, levam a queda de cabelo importante. Isso por que a tireoide está relacionada ao metabolismo geral do organismo.
  3. Anemia: a diminuição dos glóbulos vermelhos, assim como do ferro e da ferritina, podem estar associados a queda de cabelo.
  4. Doenças infecciosas: alterações como pneumonia, dengue, bem como gripes muito fortes consomem energia do organismo. Além disso, sinalizam para que o cabelo entre na fase de repouso. Em resumo, significa que, cerca de 3 meses depois de um quadro de infecção, esses cabelos podem cair. Representando, assim, um eflúvio.
  5. Pós-partodurante a gravidez ocorre uma grande mudança em diversos hormônios femininos. A concentração de estrógeno, principalmente, aumenta de forma significativa, mantendo maior quantidade de fios na fase anágena e menor na telógena, o que resulta em uma diminuição na queda. Após o parto, acontece um novo rearranjo hormonal, com estrógeno voltando rapidamente à concentração normal. Então, isso acelera a entrada de vários folículos na telógena, desencadeando assim uma queda acentuada. O quadro, no entanto, resolve-se sozinho entre seis e nove meses, mas um tratamento adequado receitado por um especialista pode acelerar a melhora.

E mais

  1. Cirurgias em geral – a cirurgia bariátrica pode provocar queda de cabelo. Assim como outros tipos de cirurgia também afetam o organismo como um todo. Como resultado de estresse e medicações, podem provocar queda de cabelo cerca de 2 a 3 meses após a mesma.
  2. Regimes Extremos – Quando a pessoa perde um peso significativo em um período curto de tempo, o cabelo tende a cair significativamente.
  1. Causa emocional Estresse psicológico intenso pode, às vezes, causar o eflúvio telógeno ou queda de cabelo súbita e difusa. Situações traumáticas como, por exemplo, a perda de um ente querido, acidentes ou violência podem ser fatores de risco. Desse modo, podem fazer com que os folículos capilares entrem em repouso prematuramente, desencadeando a queda. Quando a ocorrência é ultrapassada ou o corpo se ajusta a ela, o cabelo geralmente volta a crescer.
  2. Drogas/Medicações – alguns medicamentos podem levar a queda temporária.
  3. Desnutrição e falta de vitamina – a ingestão inadequada de proteínas e vitaminas pode levar a uma queda significativa de cabelo.

Como tratar

O tratamento da queda de cabelo consiste na correção das causas quando forem detectadas. Como deficiências alimentares, doenças associadas ou alterações emocionais. É importante lembrar que a queda ocorre rapidamente, mas o crescimento de um novo fio demora, pois ele cresce cerca de 1 cm por mês. Por isso, a recuperação e o crescimento dos cabelos serão percebidos de forma gradativa. A terapia deve ser realizada com medicamentos via oral e/ou tópicos. Ambos necessitam de uso por longa duração para resultados satisfatórios.

  • Aminoácidos e vitaminas – Em geral usamos aminoácidos como a cisteína, queratina, taurina, além de vitaminas como biotina, vitamina C, vitamina D, entre outras.
  • Laser de Baixa Potência ou LED – Essas luzes emitem energia que atinge diretamente o folículo piloso promovendo bioestimulção local. Essa biostimulação afeta a mitocôndria melhorando o desempenho celular e estimulando o crescimento e espessamento capilar.

Calvície ou Alopecia Androgenética

Esta é outra causa de queda de cabelo, pois, além de haver maior queda, também acontece o afinamento do fio principalmente no topo da cabeça. A calvície ou alopecia androgenética é genética. E tem a influência dos hormônios androgênicos que são os hormônios masculinos. É importante entender que a calvície não é uma doença hormonal, mas sim genética. Começa na puberdade e afeta cerca de 80% dos homens e 50% das mulheres ao longo da vida. Os cabelos podem cair mais ou menos, porém sofrem afinamento progressivo até desaparecerem. Quando o fio fica fino demais ele morre e tem uma queda definitiva. Por esse motivo, o diagnóstico e tratamento precisam ser feitos precocemente.

Como diagnosticar a calvície

O exame clínico completo e o histórico de remédios e doenças e fundamental para entender o processo de queda de cabelo.

A Dermatoscopia, um exame que permite ver o folículo em maior aumento, avalia alterações especificas para o diagnóstico. A Dermatoscopia pode ser associada a um exame mais completo por um programa chamado Tricoscan que pode demonstrar quantos fios estão na fase de crescimento, quantos estão na fase de repouso e quantos afinaram significativamente. Quando realizamos este exame antes e depois do tratamento podemos avaliar a eficácia do mesmo.

Como tratar a Calvície

O tratamento da calvície é médico e específico, e isto significa que não adianta tomar vitaminas e suplementos tentando melhorar essa alteração

Medicações específicas

  • Minoxidil tópico – Substância que promove aumento da fase de crescimento e espessamento capilar.
  • Finasterida ou Dutasterida – Medicações que agem na enzima5 alfa redutase e diminuem o hormônio DHT que é responsável pelo afinamento capilar.
  • Micro Infusão de Medicamento na Pele (MMP) A técnica de microinfusão de medicamentos na pele (MMP) consiste em introduzir medicamentos tópicos na pele através de aparelho específico, visando o tratamento da alopecia. As medicações utilizadas devem ser estéreis e como exemplo citamos: finasterida, minoxidil, bimatoprosta, vitaminas, fatores de crescimento entre outros.
    São realizadas sessões com intervalo de 20 – 30 dias e em geral feitas 10 sessões.
  • PRP – tratamento em que o sangue do paciente é colhido e centrifugado para separar a fração rica em plaquetas. Após esse processo essa fração é aplicada no couro cabeludo e por conter fatores de crescimento naturais auxilia no crescimento capilar.
  • Laser de baixa potência e ou LED – pode ajudar no estímulo da mitocôndria produzindo mais energia para o crescimento do cabelo
  • Vitaminas e Proteínas – Podem complementar o tratamento e ajudar na produção de um fio mais espesso e luminoso.

 

Assista o vídeo para mais informações:

Leia mais

Filtro solar e cabelos
Queda de cabelo: a queixa
Queda de cabelo em criança
Queda de cabelo na mulher
Queda de cabelo: o que é normal?
Saiba um pouco mais sobre queda de Cabelo Feminina
MMP para queda de cabelo
Calvície em mulheres
Alopecia fibrosante frontal
Cuidados com o seu cabelo no pós-verão
Queda de cabelos novidade do meeting da academia americana de dermatologia
Cabelo também envelhece
Alopecia: tipos e tratamentos
Novo tratamento para alopecia areata – inibidores “Janus Kinase”
Calvície masculina
Saiba como tratar a calvície
Plasma rico em plaquetas: uma opção de tratamento para envelhecimento, cicatrização e queda de cabelo
PRP – Plasma Rico em Plaquetas
Minoxidil oral para tratamento de calvície

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br