Melanoma

O que é

O melanoma é um tumor maligno que se desenvolve a partir das células que produzem melanina, o melanócito. É o tumor de pele mais grave, principalmente quando atinge a circulação sanguínea ou linfática, alcançando outras partes do corpo dando origem ás chamadas metástases, podendo levar à morte nestes casos. Assim, todos os esforços têm de estar voltados para que seja feito o diagnóstico precoce deste câncer da pele.

O problema é que nas fases iniciais o melanoma se assemelha muito com as nossas pintas comuns. Então como saber qual pinta é perigosa? Para fazer esta distinção existe uma regra de fácil compreensão que envolve as cinco primeiras letras do alfabeto: A,B, C, D e E. Quando um dos itens abaixo estiver presente, a recomendação é procurar um dermatologista para uma avaliação mais detalhada.

A – de assimetria: isto é, se imaginarmos uma divisão ao meio da pinta, os dois lados não são iguais.

B – de borda: se esta for irregular, serrilhada ou não uniforme.

C – de cor: se tiver diversas cores em uma mesma pinta.

D – de dimensão: se for maior que 6 mm de diâmetro.

E – observar se a pinta está mudando de tamanho, forma ou cor.

Além desta regra, o dermatologista examina as pintas com um aparelho com lentes e iluminação especiais que permitem enxergar as camadas internas das pintas com aumento de até 70x. Este aparelho é o dermatoscópio.

 

Como tratar

O tratamento seguro e eficaz é a retirada cirúrgica daquelas pintas suspeitas, seguida de biópsia para avaliação das margens, isto é, se foi retirada totalmente. Além disso, deve haver controle médico semestral ou anual, dependendo do tipo de pele e do caso de cada um.

Leia mais

Autoexame de Melanoma

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &