Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Dermatologia Clínica

Vitiligo: vitaminas para o seu tratamento 1

O vitiligo é uma doença de pele de causa desconhecida, onde aparecem manchas totalmente brancas, causando problemas graves relacionados ao convívio social e auto-estima.

Compromete pessoas jovens, principalmente no rosto e, apesar dos avanços científicos e tecnológicos, ainda não apresenta tratamento ideal. São utilizados diversos recursos, desde corticóides, psoralênicos, luz do sol e ultra violeta, até tratamentos cirúrgicos, na tentativa de transplantar células saudáveis para a área despigmentada.

“Um novo alento está surgindo na área médica para o tratamento de vitiligo”, comenta a dermatologista Denise Steiner, ao retornar dos Estados Unidos, após participar do Meeting of American Academy, congresso que reúne cerca de 10.000 mil médicos. Nesse encontro, a dermatologista informa que foram mostrados os resultados de um trabalho científico onde o tratamento do vitiligo consistia no uso de algumas vitaminas.

Ao comparar com a população normal, o autor em questão, observou que os pacientes com vitiligo apresentavam taxas sangüíneas muito baixas de ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C. Essa pode ser segundo o estudioso, uma das explicações (não a única) pela alta prevalência do vitiligo na Índia (4% da população), estabelecendo uma relação com deficiências nutricionais. A alimentação sem verduras e folhas verdes, pode deixar o organismo deficientes em alguns pontos importantes, principalmente ligados ao metabolismo do ferro.

Sabe-se hoje que o melanócito (célula produtora do pigmento chamado melanina) sofre um processo de agressão, desaparecendo ou perdendo sua função de produtor de melanina. Se, de um lado há nesse processo a formação de produtos tóxicos que podem ser responsáveis pelo ciclo de destruição do pigmento, por outro lado agentes antioxidantes (vitamina C) combinados a fatores importantes, como ácido fólico e vitaminas B12, podem ser cruciais na preservação celular.

Com base nesses fatos, de acordo com a dermatologista, o autor do estudo tratou alguns pacientes com um pool vitamínico (ácido fólico + vitamina B12 + vitamina C) durante seis meses, sem qualquer outra medicação, conseguindo excelentes resultados sem efeitos colaterais. Os pacientes tratados apresentaram melhora principalmente no rosto.

O tratamento de manchas tão inestéticas, de formas simples e sem efeitos adversos é alentador. De acordo com a Dra. Denise, provavelmente, esta não é a resposta total ao problema do vitiligo, mas chama atenção o aspecto nutricional que é pouco explorado e que pode ser facilmente corrigido.

A Dra. Denise Steiner integra a equipe de profissionais da Clinica Denise Steiner, especializadas na área de Dermatologia (clínica e cirúrgica), Medicina Estética e Tricologia (estudo do cabelo), uma das mais novas especialidades que está sendo dominado como a Medicina da Aparência.

 

 

 

 

 

 

 

 

voltar

 

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados