Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Dermatologia Estética

Preenchimento duradouro e seguro hidroxiapatita

Cada vez mais tem ocorrido a utilização de preenchedores para melhorar a aparência, diminuindo as rugas e sulcos, ou harmonizando o volume do rosto.

A hidroxiapatita de cálcio é uma substância segura para aplicação como preenchedor. Ela é apresentada num gel leitoso onde estão distribuídas microesferas da hidroxiapatita. O material simularia o tecido ósseo e, portanto não causa alergia nem efeitos colaterais. Esta substância pode ser usada para corrigir sulcos nasogenianos profundos, assim como melhorar o “bigode chinês”.

Também podemos aumentar o volume da região malar, o queixo quando necessário, corrigir depressões do nariz e também corrigir cicatrizes profundas.

O material deve ser aplicado pelo dermatologista em um ambiente adequado e com assepsia correta. O nível de colocação do material é a derme profunda subcutânea e periostal (próximo ao osso), dependendo do tipo de correção a ser feita.

A novidade deste material é que ele tem dupla função, tanto de preencher como de estimular a produção de colágeno, melhorando a qualidade da pele.

A duração é prolongada, chegando próximo aos 02 anos. As complicações são raras e estariam relacionadas a aplicar o produto de forma superficial, facilitando a formação de nódulos (caroços), que podem ser visíveis e/ou palpáveis.

A quantidade de material não é muito grande devido à capacidade de estimulo do colágeno cutâneo, pode ser aplicada em qualquer idade caso haja um defeito ou depressão na face, porém é bem indicado para homens e mulheres na faixa dos 38-62 anos dependendo do grau do envelhecimento e formação de depressões e ausência de volume.

Outra indicação muito interessante e com ótimo custo beneficio é na região das mãos para aumentar o volume e melhorar o aspecto (descarnado) que vai aparecendo com o passar dos anos.

O material pode ser aplicado em “bolos” e depois massageado para preencher todo espaço.

Após a aplicação o local tanto face como mãos, pode ficar avermelhado e inchado e também ligeiramente sensível. Também logo após a aplicação o médico deve fazer muita massagem e a pessoa pode continuar massageando em casa.

Pode haver hematomas que irão desaparecer logo após 4 a 6 dias, a alimentação é normal e as atividades diárias também, mas usando sempre filtro solar.

A aplicação pode ser repetida a cada 2 anos ou reforçada em menos tempo para potencializar os efeitos.

A auto estima relacionada a melhorar a aparência é reforçada com este tipo de aplicação.

 

Dra. Denise Steiner
Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Residência no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo
Doutora em Dermatologia pela UNICAMP
Membro da Academia Americana de Dermatologia – AAD
Professora Titular da disciplina Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes
Delegada Brasileira do Colégio Ibero Latino Americano – CILAD
Coordenadora do Capítulo de Dermatologia Cosmética do Colégio Ibero Latino – CILAD
Editora da área de Cosmiatria da Revista Surgical and Cosmetic Dermatology

 

 

 

voltar

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados