COMBATE À ACNE

Publicado por denisesteiner em

Existem dois períodos em que a acne compromete as pessoas: adolescência ou puberdade e a idade adulta, afetando principalmente mulheres que tenham sensibilidade aos hormônios.

A grande novidade em relação à acne, é que hoje há trabalhos mostrando que a inflamação é a causa principal da acne. A pele da pessoa com acne reage muito facilmente à irritação, ou danos da barreira cutânea desencadeando o restante da cascata inflamatória, passando pelo excesso da produção sebácea e hiperqueratinização e ação excessiva das bactérias. A novidade é que podemos tratar a inflamação com alguns tipos de Luz (LED) e lasers, diminuindo a inflamação.

O uso da isotretinoína sistêmica no caso da acne na puberdade é clássico. Esta medicação é a mais efetiva e mais conhecida para o tratamento da acne, no entanto existem contra indicações, e nesse caso, podemos usar a terapia fotodinâmica. Trata-se do uso de um creme que é espalhado na região da acne, por exemplo, o ácido aminolevulínico que tem atração pelas glândulas sebáceas região do infundíbulo, onde ficam a inflamação e as bactérias. Essa substância deixa o local sensibilizado e após cerca de 2 horas é aplicada uma luz que vai diretamente para o local afetado, promovendo a destruição de algumas glândulas. São feitas, em geral de 4 a 5 sessões com intervalo de um mês. No caso de mulheres adultas, o tratamento, geralmente é com pílulas anticoncepcionais com progestágenos anti androgênicos, ou seja, uma parte da composição da pílula neutraliza os hormônios masculinos. Também pode ser usada a metformina, nas mulheres que tem ovário policístico associado.

A questão da dieta hoje é muito estudada. Os alimentos de alto índice glicêmico e também o leite e derivados do leite devem ser controlados e evitados, pois pioram a acne. Isso acontece, pois eles estimulam a produção e a ação do hormônio de crescimento, insulina like, que é um dos principais hormônios estimuladores da acne. Evitar carboidrato, leite, queijo, iogurte e principalmente os suplementos de academia com proteínas do leite. O mito é sobre o chocolate piorar a acne, o que não é verdade, pois o cacau propriamente dito não chega a interferir no processo de inflamação.

A genética é fundamental, pois o modo de reagir pode ser diferente de individuo para individuo. Aqueles que têm pai e mãe com acne vão ter uma resposta inata mais exagerada, fazendo com que a inflamação e também a ação hormonal e a resposta da pele sejam intensas.

O fenômeno da epigenética (influência do meio ambiente no comportamento genético) também afeta os pacientes com acne. Isso quer dizer que o ambiente também pode influenciar e fazer com que os genes se expressem de forma mais intensa. Isso significa que o calor e a umidade excessiva, assim como dieta com leite e derivados do leite, alimentos que tenham muito carboidrato, e até alguns antidepressivos e vitaminas do complexo B devem ser evitados.

Medicamentos como lítio, anticonvulsionantes, rifampicina, cloro, entre outros, podem piorar a acne e estimular a maior inflamação. O estresse também é fator de piora na mulher adulta.

Lembrar que a autoestima fica muito abalada na fase da puberdade, que gera um ciclo vicioso. Quanto pior a acne, maior o estresse e maior a inflamação.

É fundamental buscar ajuda médica para o tratamento mais apropriado para cada situação.

4 respostas para “COMBATE À ACNE”

  1. Joielle disse:

    Olá, gostaria de saber, como evitar acne no periodo menstrual, pois consultei com dermatologista e ela me passou anticoncepcional para diminuir a acne, porem quando dou o intervalo dele, as espinhas brotam, o que fazer?

    • denisesteiner disse:

      Agradeço seu contato.
      É importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado.
      Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder.

      Denise Steiner

  2. Sabrina disse:

    Tomei Roacutan e desde então tenho grande perda de cabelo e minha pele parece papel e ficou cheio de manchas brancas. Como as glândulas de sebo atrofiaram, perdi a proteção dos raios do sol. O sol bate na pele e destrói o DNA da célula causando manchas brancas. Isso faz 4 anos.
    Quero saber se existe tratamento medicamentoso para reverter o quadro?

    • denisesteiner disse:

      Cara Sabrina,
      Não são as glândulas sebáceas responsáveis pela proteção aos sol, mas sim os melanócitos que produzem a melanina. O roacutam resseca a pele, mas não causa manchas brancas. O ideal é passar por uma consulta para fazer o diagnóstico correto.

      Denise Steiner

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br