Células-tronco em Dermatologia

Publicado por denisesteiner em

As células-tronco são também chamadas de célula mãe, pois são capazes de originar vários tipos celulares. Elas se originam das células embrionárias, mas também podem ser encontradas em alguns tecidos, como tecido gorduroso com o nome de célula mesenquimal ou célula-tronco adulta.

O potencial de tratamento para várias doenças na área de dermatologia é enorme, porém são necessários protocolos de estudo para comprovar sua eficácia e segurança.

No Brasil a utilização das células-tronco é considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina. No Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica foram apresentadas as principais características dessas células, seus marcadores, sua localização e seu potencial terapêutico para doenças dermatológicas.
celula-tronco IIcelula-tronco I

As células-tronco na dermatologia já foram utilizadas para cicatrização de feridas, tratamento de queimados, tratamento de epidermólise bolhosa (doença genética grave), além de protocolos com retalhos em cirurgias de enxerto de pele e preenchimento. Há também alguns trabalhos correlacionando a célula-tronco com o tratamento da calvície - muito promissor.

O protocolo de estudo sob minha coordenação no Serviço Credenciado de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes deu início a um protocolo com a fração estromal vascular (que possui grande quantidade de células tronco mesenquimais), para observar sua ação na melhoria da produção de colágeno. Foram selecionadas 10 pacientes de 30 a 48 anos, sem doenças graves, sem reposição ou tratamentos hormonais.

Cinco mulheres foram submetidas a lipoaspiração para retirada do tecido gorduroso. Esse tecido foi centrifugado, separado da parte vermelha e preparado especificamente para ser injetado no sulco nasogeniano e na região retroauricular dessas mulheres. Outras cinco mulheres foram tratadas com um preenchedor que estimula o colágeno também no sulco nasogeniano e região retroauricular.
Foi realizada biópsia retroauricular nas dez mulheres tratadas. Novas biopsias serão feitas com 30 e 90 dias para observar as diferenças e semelhanças no estímulo ao colágeno do preenchedor e da fração vascular estromal.

Esse trabalho vai ajudar a agregar informações importantes sobre o comportamento dessas células e o seu potencial terapêutico.

Acompanhe os resultados desse trabalho - em breve aqui no meu blog!
celula-tronco III

4 respostas para “Células-tronco em Dermatologia”

  1. Ligia Brossi Wood disse:

    Gostaria de saber se ha possibilidade de se usar celulas -tronco na recuperação de cabelos .Obrigada

    • denisesteiner disse:

      Olá, esse tratamento ainda é considerado experimental pelo Conselho Federal de Medicina. Estão ocorrendo inúmeros protocolos no mundo e em breve será uma opção de tratamento oficial.

  2. já existe alguns produtos tipo rejuvenecedor com celulas tronco

    • denisesteiner disse:

      Olá, agradecemos seu contato e sua visita ao blog. Com relação a seu comentário: sim, mas somente com células tronco vegetais. Este tópico ainda está muito incipiente.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br