CÂNCER DE PELE O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Publicado por denisesteiner em

O Melanoma é um câncer de pele muito agressivo, pois dissemina e forma metástases em vários órgãos. Devido a essa agressividade e gravidade é importante o diagnóstico precoce quando ele ainda se encontra nas camadas mais superficiais da pele.

O câncer de pele chamado melanoma caracteriza-se por uma mancha, placa ou tumor assimétrica com a borda irregular e colorações que variam de negro azulado a castanho claro passando também por tons acinzentados.

Os fatores de risco mais importantes para o aparecimento do Melanoma são: radiação solar e tendência genética. O Sol é prejudicial quando causa queimaduras agudas e esporádica. A genética pode influenciar e aumentar o risco de melanoma quando acomete pais, avós e irmãos.

Existem alguns tipos de Melanoma como: nodular, ulcerado, plano ou com relevo. O que é relevante e deve ser observado com atenção são: Assimetria, Borda, Coloração irregular e Diâmetro. Lesões muito assimétrica e com bordas irregulares tons variados e diâmetro maior que 0,6 cm são perigosas. Esta regra básica é chamada de ABCD e deve ser levada em conta para o exame individual e rotineiro, lembrando também que pacientes com mais de 50 pintas espalhadas pelo corpo apresentam risco aumentado. As lesões suspeitas devem ser biopsiadas e avaliadas pela sua profundidade (medida de Breslow) para definir tanto o diagnostico como também o prognostico da doença.

Em geral, quando apresenta menos de 1mm de profundidade o prognostico é muito bom ao contrario daqueles que tem mais que 4 mm. Entre 1mm e 4mm há várias controvérsias para a conduta adequada. Em geral o tratamento de escolha para o Melanoma é a retirada cirúrgica e se as margens estiverem livres e a profundidade é menor que 1 mm, podemos dizer que houve cura daquele tumor. As margens podem ser ampliadas conforme a profundidade e tipo de tumor. Em casos de Melanoma metastático há opções de novas medicações (biológicas), porém o prognóstico sempre é pior.

Para concluir este texto com bastante objetividade podemos dizer que a prevenção é o melhor remédio e por isso o filtro solar é fundamental junto com o autoexame. O acompanhamento das pintas com o aparelho fotofinder é importante para a retirada precoce de lesões suspeitas.

Cuidados com a pele nunca é demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &