Calvície masculina

Publicado por denisesteiner em

Como tratar

É dos carecas que elas gostam mais...

Esta é uma brincadeira no qual homens calvos gostam de ouvir, mas no íntimo se houvesse algo eficaz para tratar a calvície bem que eles fariam sem pestanejar.
A calvície masculina é uma alteração genética onde após a puberdade os genes expressam a ordem de afinamento dos fios na parte superior do couro cabeludo. Este afinamento dos fios é chamado de miniaturização sendo progressivo até a perda total do fio.
É interessante notar que muitas vezes o homem não nota queda de cabelo, mas, somente a rarefação. Em alguns casos, no entanto a queda de cabelo é importante tornando o processo mais acelerado.
Na calvície não existe sintomas como dor, coceira ou avermelhamento, no entanto ela pode estar associada a dermatite seborreica que devido a inflamação acelera o processo do afinamento capilar.
O tratamento clássico desta alteração é a finasterida 1mg/d, droga aprovada pelo FDA em 1996 para tratamento da calvície masculina. Além de finasterida outro tratamento consagrado é minoxidil 5% que deve ser usado 2 vezes ao dia. A finasterida age inibindo a ação do 5x redutase, enzima importante para a formação da dihidrotestosterona. A dihidrotestosterona é o hormônio responsável pelo afinamento e queda do fio.
Os homens logo que iniciarem a calvície devem procurar um médico especialista pois quanto antes o tratamento começar melhor o prognostico de bons resultados. Além do finasterida e minoxidil também são utilizados outros tratamentos como: microinfusão de medicamentos e plasma rico em plaquetas. Estes tratamentos preconizam usar agulhamento mais medicações especificas e o segundo isola os fatores de crescimento existentes no próprio organismo que são sequencialmente aplicados na área comprometida.
Além dos tratamentos específicos, também é importante evitar as dermatites e os fatores ambientais que enfraquecem os cabelos como sol, poluição e químicas capilares. Checar os parâmetros principais da saúde também são válidos como: exames de sangue para avaliar doenças da tireoide, anemia, diabetes, doenças infecciosas como sífilis e carências de vitaminas como a B12 e oligoelementos como o zinco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &