Câncer de Pele

O que é?

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele, os mais comuns são os carcinomas basocelulares (CBC), os carcinomas espinocelulares (CEC); e o melanoma cutâneo, mais perigoso dos tumores de pele.

 

Como tratar?

O câncer de pele pode surgir em qualquer tipo de pele, porém, é extremamente mais frequente nos indivíduos de pele clara.
O dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento dos cânceres da pele. Os tipos de câncer mais frequentes são o basocelular e o espinocelular. Este profissional está apto também a detectar precocemente as pintas malignas (melanoma cutâneo).

Proteção solar: o uso de protetores solares apropriados ao tipo de pele do individuo é fundamental. O protetor solar deve ser usado em todas as partes do corpo expostas ao sol, sendo reaplicado a cada 3 horas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão). É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

Nos indivíduos muito claros ou com história familiar de câncer de pele (principalmente melanoma), um exame de rotina por dermatologista experiente é recomendável. Este “check-up” pode ser feito anualmente ou semestralmente de acordo com a necessidade.

 

Remoção cirurgica:
Qualquer lesão suspeita de câncer de pele ou uma biopsia prévia, deverá ser removida cirurgicamente com a margem adequada.

 

Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM 36505 | RQE 6185

Melanoma

O melanoma é geralmente uma lesão enegrecida, escura. Pode ser plana (somente mancha) ou formar nódulos ou feridas. Pode surgir de lesões pré existentes (pintas ou sinais). Toda lesão pré-existente que sofrer alguma alteração deve ser prontamente examinada por um médico dermatologista. Existe uma regra mnemônica , o ABCD para saber quando uma pinta ou sinal pode ser um câncer de pele:

Assimetria

 

Borda

 

Cor

 

Dimensão

Leia mais

Mapeamento corporal de nevos
Como posso reconhecer
Mais sobre Câncer de Pele
Tipos de Câncer de Pele
Câncer de Pele X Sol
FotoFinder
Saiba mais sobre o Câncer de pele
Câncer de pele e envelhecimento
O que você precisa saber sobre Câncer de pele
Câncer de pele – Proteção e Prevenção

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br