Dúvidas Frequentes

1- O que é a acne ?
R: Acne é uma doença de pele inflamatória crônica que compromete áreas com mais quantidade de folículos pilo sebáceos (rosto, dorso, colo, etc.).

2- Como ela se desenvolve ?
R: Ela começa com estimulo à glândula sebácea que produz óleo e entope o folículo. Há também excesso de produção de queratina e crescimento anormal de bactérias.

3- Quais são as suas causas ?
R: As causas não estão totalmente esclarecidas. No caso do adolescente há predisposição genética e início da produção hormonal. Na mulher adulta pode haver distúrbios hormonais, responsável pela acne como tumores e ovário policísticos.

4- Como ela se caracteriza ?
R: A acne se caracteriza por comedões (cravos) espinhas (populos é pústulas) nódulos e cicatrizes espalhadas no rosto, colo e dorso.

5- A acne é uma doença que afeta somente os adolescentes ? Por que ?
R: A acne afeta mais os adolescentes, porque nesta época há início da produção hormonal. Porém ela também pode comprometer mulheres adultas, com ovário policístico ou outros distúrbios hormonais ou qualquer pessoa que trabalha com produtos muito gordurosos.

6- Em que sexo ela ocorre com mais freqüência ? Por que ?
R: Ela ocorre em ambos os sexos com discreto predomínio nos homens.

7- Há predisposição genética para a acne ?
R: Sim.

8- Em que partes do corpo a acne aparece com mais frequência ? Por que ?
R: Ocorre nas partes do corpo, que tem mais numero de glândulas sebáceas, como rosto, colo, dorso. O motivo é que esta glândula é a principal estrutura interligado a acne.

9- É verdade que alguns medicamentos causam acne?
R: Sim como corticóides e vitamina B.

10- É verdade que alguns cosméticos causam acne ?
R: Sim, aqueles que são gordurosos, isso pode acontecer quando a mulher usa produtos de tratamento mais oleosos e densos do que sua pele necessita

11- Que hábitos podem prevenir o surgimento da acne ?
R: Limpeza. Porém a genética prevalece.

12- Chocolate e alimentos gordurosos causam acne ?
R: Não.

13- Qual é a melhor forma de uma pessoa que sofre de acne manter a pele limpa ?
R: Limpeza 3x ao dia.

14- Acne em adulto é coisa rara?
R: Não. Nos Estados Unidos, 16 milhões de mulheres entre 25 e 40 anos tem o problema. Já uma pesquisa feita no Reino Unido aponta que 12% das inglesas apresentam o distúrbio. No Brasil não existe uma estatística precisa a respeito, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica estima que 10% da população adulta tenha espinhas.

15- Por que as mulheres têm acne?
R: A culpa é de dois desarranjos orgânicos ligados a hormônios. No primeiro, o organismo produz testosterona (hormônio masculino) demais, as glândulas sebáceas passam a produzir mais óleo e as erupções acontecem. Acredita-se que 40% dos casos correspondam a esse tipo. Cistos ovarianos e, alterações da glândula tireóide e, mais raramente, hiperplasia adrenal (crescimento e funcionalidade exagerados dessa outra glândula) são as principais causas de produção excessiva de testosterona.

O segundo tipo também tem a ver com a testosterona, mas não com a produção dessa substância, em sim com sua absorção. Nas células de nossa pele há receptores para todos os tipos de hormônio, porém algumas mulheres tem mais receptores para testosterona do qual o usual.

16- O estresse influencia?
R: Ele funciona como agravante. Estudos recentes feitos na Alemanha apontam que 25% das mulheres que tem cargos de chefia ou funções muito dinâmicas apresentam o distúrbio.

17- E o sol, é prejudicial?
R: Ficar apenas alguns minutos sob o sol tem efeito positivo: os raios solares desinfetam a pele e fazem a inflamação na glândula sebácea regredir. Mas exposições mais longas do que 5 minutos elevam a temperatura corporal, o que estimula a produção do sebo, piorando a situação.

18- Chocolate dá espinha?
R: Trata-se de um mito. Os médicos garantem: até hoje nenhum estudo científico ligou o consumo de chocolate ou de qualquer outro alimento a esse gênero de alteração cutânea.

19- Deve-se abolir o hidratante?
R: Há médicos que defendem não ser bom passar hidratante quando se tem acne. Outros desses profissionais crêem que usar uma versão sem óleo do produto seja útil, já que o excesso de sebo indica que esta faltando água na superfície da pele. Mas todos recomendam que suas pacientes passem cremes específicos na região dos olhos para prevenir o surgimento precoce de rugas nessa área.

20- Posso usar maquiagem mesmo tendo acne?
R: Use o mínimo de maquiagem possível. Se for imprescindível, você deverá usar maquiagem à base de água e evitar cosméticos à base de óleo.

21- Há uma dieta especial para quem sofre de acne?
R: Basicamente, é possível comer de tudo com moderação, desde frutas até doces e massas. Somente se for comprovada relação entre algum alimento e a condição de sua doença (por exemplo, um alimento que aumente o número de pontos) é que tal alimento deverá ser evitado.

22- Há produtos que causam ou agravam a acne?
R: Alguns produtos podem agravar a acne, como por exemplo o iodo. Evite as soluções pós-barba, os adstringentes e colônias pós-banho. Não utilize cremes de barbear que contenham álcool, tudo isso pode causar ardor durante o tratamento.

23- Eu posso espremer os pontos de acne?
R: Não aperte nem esprema as lesões da acne já que você causará um dano ainda maior à pele, podendo provocar cicatrizes permanentes.

24- Que posso fazer para curar rapidamente a acne?
R: Você deve levar em conta que a cura da acne não é fácil e que nenhum tratamento consegue tal cura da noite para o dia. Na maioria dos casos, o tratamento deve ser mantido por quatro meses ou mais; você deve ter paciência e seguir rigorosamente as recomendações do médico. A sua colaboração é o fator mais importante durante o tratamento.

Leia mais

Acne
Os Benefícios do tratamento da acne com uso de combinações
Acne x Dieta
Luz tratamento da acne inflamatória
Acne x Tipos
Acne na Mulher
Acne da Mulher Adulta

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br