Vitiligo

O que é?

O vitiligo é uma doença de pele não contagiosa, não inflamatória, que causa manchas brancas em qualquer parte do corpo, inclusive nos pelos. Embora sua causa exata não se encontre estabelecida, hoje já conhecemos muito mais sobre essa dermatose. Trata-se de uma doença autoimune, com auto anticorpos e com células inflamatórias que agridem o melanócito (célula que faz o pigmento) e facilitam o aparecimento das manchas brancas.

O vitiligo pode se apresentar de várias maneiras, como unilateral ou segmentar (somente de um lado do corpo), acrofacial, (ao redor da boca e dos olhos e nas mãos e pés), vitiligo vulgar em várias partes do corpo. Pode também ocorrer somente no cabelo ou nos cílios. O vitiligo não coça, não dói e não arde e também não compromete órgãos internos. Porém é uma alteração bastante inestética e provoca estresse e baixa qualidade de vida ao seu portador. A doença pode estar em atividade ou estar estacionada, essa informação é muito importante para a escolha do tratamento. O vitiligo não é uma doença genética, porém aqueles que têm parentes próximos com vitiligo têm mais chance de apresentar a doença. Estudos têm demonstrado que alterações emocionais, estresse excessivo e também perdas importantes, como morte de entes queridos podem desestabilizar o individuo e facilitar o aparecimento das manchas.

O vitiligo pode se apresentar de várias maneiras, como unilateral ou segmentar (somente de um lado do corpo), acrofacial, (ao redor da boca e dos olhos e nas mãos e pés), vitiligo vulgar em várias partes do corpo. Pode também ocorrer somente no cabelo ou nos cílios. O vitiligo não coça, não dói e não arde e também não compromete órgãos internos. Porém é uma alteração bastante inestética e provoca estresse e baixa qualidade de vida ao seu portador. A doença pode estar em atividade ou estar estacionada, essa informação é muito importante para a escolha do tratamento.

 

Como Tratar:

Quando o vitiligo está aumentado ou está em atividade usamos:

  • Corticoides em vários esquemas de pulso terapia em doses mais baixas que o usado para outras doenças de pele
  • Minociclina que é um antibiótico com características imunomoduladoras 100mg 1 vez ao dia durante 3 meses com intenção em diminuir a atividade da doença
    Para a pigmentação das manchas usamos:

    • Corticoides de potência alta ou média 3-4 vezes na semana por 3 meses.
    • Fototerapia com luz UVB 2-3 vezes na semana.
    • Além disso são usadas vitaminas antioxidantes como: Vitamina D, Vitamina E, Vitamina B12 e ácido fólico.
    • Também são utilizados alguns aminoácidos como fenilalanina na dose de 50mg/k 1-2 vezes ao dia.
  • O controle do estresse é importante para controlar melhor o vitiligo.
  • Alimentação evitando alimentos inflamatórios que contenham glúten, leite e derivados e açúcar em excesso.

Porém o vitiligo não tem cura definitiva mas sim controle ao longo do tempo é importante tratar o quanto antes para conseguir melhores resultados.

Leia mais

Vitiligo: problema que pode ser contornado
Tratamento com Imunomodulador
Vitiligo: vitaminas para o seu tratamento
Um pouco mais sobre o tratamento do Vitiligo
Saiba mais sobre vitiligo
Tratamento para o Vitiligo: Novidade do Meeting da Academia Americana de Dermatologia
Vitiligo: Conheça melhor essa doença autoimune
Tratamento para o Vitiligo

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br