Acne na mulher adulta

Publicado por denisesteiner em

Conforme já falamos, a acne vulgar é uma condição inflamatória crônica do folículo pilo-sebáceo, particularmente comum em adolescentes e adultos jovens. Porém, pode se prolongar pela vida adulta, principalmente em mulheres, prejudicando muito a auto estima e causando significante prejuízo emocional. O estresse pode piorar a acne e a acne pode piorar o estresse e até levar a depressão, formando um círculo vicioso prejudicial à saúde. Assim, é chamado de acne da mulher adulta.

A acne da mulher adulta apresenta algumas características específicas, como: lesões mais inflamadas e doloridas localizadas no queixo e surtos relacionados à pré-menstruação. Quando há suspeita de ovário policístico, o tratamento geralmente é com pílulas anticoncepcionais com progestágenos anti androgênicos, ou seja, uma parte da composição da pílula neutraliza os hormônios masculinos. Também pode ser usada a metformina, nas mulheres que tem ovário policístico associado. É necessária a dosagem hormonal além do exame ultra sonográfico. Estabelecendo-se a causa do hiperandrogenismo, a cura pode ser clínica (ovário policístico) ou cirúrgica (tumores).

Tratamento sistêmico:

O tratamento sistêmico baseia-se no uso de antibióticos, anti-androgênicos e isotretinoína. Os antibióticos de amplo espectro são utilizados no tratamento da acne moderada a severa, normalmente em baixas doses, sem grandes efeitos colaterais. Os antibióticos são usados continuamente, por um período mínimo de seis a oito meses. São uma opção de tratamento terapêutica oral para a acne, sendo a tetraciclina em geral, a primeira droga a ser usada, exceto nos casos de alergia ou intolerância, ou nos casos de gestantes, quando a opção é a eritromicina. Hoje, outros antibióticos podem ser utilizados como a azitromicina com posologia confortável utilizando 1 cápsula ao dia, a mesmo pode ser utilizado em sistemas de pulso a cada 15 dias.

Os antiandrogênicos só estão indicados no sexo feminino. A isotretinoína é usada nos pacientes que não obtiveram a resposta favorável com tratamentos convencionais. Quando a acne tem muitos comedões, podem ser usados os retinóides que são queratolíticos, medicamentos que trocam a pele e evitam o entupimento. Neste grupo estão os derivados da vitamina A como: isotretinoína e ácido retinóico.

A isotretinoína foi introduzida em 1979, e desde de então, é amplamente utilizada.  Ela ataca diretamente as causas do problema da acne, reduzindo o tamanho das glândulas sebáceas e a secreção do sebo, amenizando os processos de inflamação e infecção. Portanto, é um medicamento que age nos quatro fatores patogênicos da acne: excressão de sebo, inflamação, colonização do Propionibacteruim acnes e comedogênese. O tratamento dura cerca de cinco a dez meses, mas esse período pode variar de paciente para paciente. Só o médico pode determinar qual será a duração exata. Em geral, quando menor a dose diária, maior o tempo de duração de tratamento. A dose também vai depender de cada caso, variando de acordo com o peso da pessoa. Alguns cuidados devem ser tomados antes do início do tratamento com a isotretinoína, principalmente em mulheres em idade fértil, que não podem engravidar até um mês após terminar o tratamento, período em que a substância permanece no organismo, podendo causar má formação fetal. Nos homens, porém, a substância não provoca alteração no esperma nem qualquer outro fenômeno relacionado à função reprodutiva.

Tratamento da acne com Terapia Fotodinâmica:

Dentre os novos tratamentos o que se considera melhor é a terapia fotodinâmica.

Esta terapia preconiza o uso de loção ou creme derivados do ácido amino-levulínico na pele seguido da aplicação de luz. Este produto é de uso exclusivo do médico e deve ser passado no consultório. Em seguida a colocação do produto na área afetada, a mesma é ocluída com papel alumínio (produto é instável) e o paciente permanece de 30 a 120 minutos com o mesmo. Após este tempo o papel é retirado e aplica-se uma luz especial por um período de 10-15 minutos. O produto ao penetrar na pele tem afinidade com as glândulas sebáceas e interage com as mesmas formando moléculas reativas e luminosas chamadas de porfirinas. A luz tem afinidade extrema por estas moléculas e joga todo o calor nas glândulas, podendo destruí-las total ou parcialmente. Este tratamento é recente, mas tem tido ótimos resultados. São necessárias cerca de 5 sessões com intervalo de 3 a 4 semanas para atingir bons resultados. A pele fica muito sensível (vermelha) 24 horas após a luz. Pode também haver descamação durante 3 a 4 dias pós aplicação. O uso do filtro solar neste período é indispensável.

É importante lembrar que a orientação do dermatologista é imprescindível para administrar qualquer medicamento.

Os comentários estão desativados.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br