BENEFÍCIOS DO ÁCIDO TRANEXÂMICO NO TRATAMENTO DO MELASMA

Publicado por denisesteiner em

Já falamos aqui no meu blog sobre os benefícios do ácido tranexâmico no tratamento do melasma. 

Melasma é um assunto de grande importância na dermatologia, pois acomete muitas mulheres e costuma ser reincidente. Gostaria de acrescentar algumas informações que foram apresentadas durante o último Congresso Mundial, visando complementar meu artigo anterior e disponibilizar  novidades sobre recentes estudos a respeito deste tema.

O ÁCIDO TRANEXÂMICO PARA TRATAMENTO DO MELASMA FOI BASTANTE COMENTADO DURANTE O COGRESSO.

O ácido tranexâmico oral, com ação anti-inflamatória, diminui a reação à resposta À RUV. Dermatologistas brasileiros já utilizam essa opção de tratamento, mas o uso do ácido foi um dos temas mais debatidos no evento, no que diz respeito ao melasma.

Ácido tranexâmico: 250mg VO 2x por 3 a 6 meses. Diversos estudos mostraram efetividade no melasma – inibição da melanogênese. Derivado sintético do aminoácido lisina, amplamente utilizado como hemostático (1g/dia). Hemostasia decorrente do efeito antifrinolítico (ausência de interferência nos parâmetros da coagulação). Uso no tratamento do melasma relatado pela primeira vez em 1979 no Japão. Inibição da síntese de melanina por interferir na interação melanócitos X queratinócitos através da inibição do sistema plasminogênio-plasmina. Efeitos colaterais: desconforto gastrointestinal (5,4%) e hipomenorréia (8,1%). Contra indicações: tendência a eventos troboembólicos, pró-coagulação evidenciada por testes laboratoriais.

O ácido tranexâmico pode ser combinado com qualquer tecnologia. Seu mecanismo de ação está associado ao sistema de proteção da pele. Ele evita a transformação do plasminogênio em plasmina e dessa forma, evita que vários fatores inflamatórios sejam acionados através da interação entre queratinócitos e melanócitos. A substância não é um clareador, mas sim um inibidor da cascata inflamatória gerada pelo sol, que após atingir o DNA das células (queratinócitos) que por sua vez repercute no melanócito devido à formação de plasmina.

MELASMA

O melasma também pode estar associado à resistência a insulina e excesso de peso, por esse motivo é importante a avaliação do paciente de uma maneira global. O tratamento e controle da resistência à insulina deve ser a abordagem inicial para que tenhamos melhores resultados no clareamento das manchas.

67 respostas para “BENEFÍCIOS DO ÁCIDO TRANEXÂMICO NO TRATAMENTO DO MELASMA”

  1. Valdirene disse:

    Olá,
    não aguento mais buscar uma solução pro meu problema com melasma. Faço tratamentos desde 2009 e só consegui um resultado visível na primeira tentativa. Será que minha pele não reage mais de forma eficiente?? O que mais usei foram cremes à base de hidroquinona.
    Por favor, doutora, pode me ajudar?

    • denisesteiner disse:

      O melasma é uma discromia crônica e de difícil tratamento. Geralmente conseguimos controle, mas não tem cura. O ideal é encontrar um médico dermatologista de confiança e escolher o melhor tratamento possivel. A hidroquinona não pode ser usada indevidamente e por isso devem ser pensados em outras medicações ou alternativas como o laser.

  2. Ely disse:

    Bom dia Dr. Utilizei vitacid na virilha e me deu uma queimadura arde, cossa e vermelho e inchado. .o q faço pra diminuir essa coseira. ..Por favor me ajude. …

    • denisesteiner disse:

      Provavelmente houve uma queimadura e inflamação, neste caso é necessário procurar o médico e avaliar a situação para encontrar o melhor medicamento. Por enquanto use hidratante 2x ao dia.

  3. Evelyn disse:

    Boa tarde, Dra. Denise,

    Aqui no Brasil, também é feito o uso oral de ácido tranexâmico para tratamento do melasma, ou ainda não está indicado?

    Muito obrigada!

    • denisesteiner disse:

      Evelyn,
      Sim, já utilizamos o ácido tranexâmico via oral quando achamos que é a melhor indicação.

      Denise Steiner

  4. miriam lima disse:

    Ola Dra
    Gostei muito do seu blog,e quero aproveitar p tirar uma duvida sobre o acido glicolico…..Estou na segunda sessao c o glicolico 10% porem,quero uma porcentagem maior,porq estou achand essa porcentagem mto fraca p o resultdo q eu qero q e fechar bem os poros,clarear e rejuvenescer….minha dermato so trabalha c 10% ..gostaria de saber qual porcentagem acima dessa eu posso usar e se vc aplica o acido glicolico na sua clinica….pretendo fazer mais algumas sessoes mas qeria uma porcentagem maior…..aguardo seu retorno….um abraço

    • denisesteiner disse:

      Miriam,
      É antiético a interferência com tratamentos de outros médicos. Existe o uso em caso que não ultrapassa a concentração além de 10% e existe o uso em concentrações mais altas em formulação de peeling.

      Denise Steiner

  5. Ligia disse:

    Muito difícil conseguir um médico dermatologista que esteja atualizado no tratamento do melasma. Há 3 meses fui a uma consulta, minha pele respondeu bem ao vitacid e por sugestão da médica dermatologista fizemos um peeling no consultório dela, esse procedimento acabou com a minha pele… Ela usou hidroquinona a 10% minha pele ficou queimada e mancha ficou ainda maior o que tem me deixado bem chateada e deprimida… Queria muito que a sua clínica fosse no Rio… Seria possível uma indicação de um médico dermatologista aqui no Rio de Janeiro?
    Obrigada!

    • denisesteiner disse:

      Lígia,
      Indico a Dra. Andrea Serra
      Endereço: AV. ARMANDO LOMBARDI, 800/ GR. 315 – BARRA DA TIJUCA
      RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL
      Telefone: 21 – 2493-5718

      Denise Steiner

      • Luciana disse:

        Olá! Você indica algum médico em São José dos Campos? Estou desesperada com melasma….obrigada

        • denisesteiner disse:

          A indicação é a Dra. Marina Leite. Os contatos podem ser encontrados no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

  6. Míriam Ribeiro disse:

    Bom dia, Dra. Denise,
    Fiz uso de vários tratamentos contra melasma por 20 anos, teve melhora sensível, mas não total e minha pele em torno do nariz, depois de uso de diferentes tipos de ácidos está crônico, quando uso algum tipo de ácido fica ferida a pele, o que a senhora acha sobre isso e o que eu poderia fazer para acalmá-la? Que tratamento procurar, pois desejo tratar as manchas?
    Agradeço a ajuda.
    Míriam Ribeiro

    • denisesteiner disse:

      Olá Miriam,
      Agradecemos seu contato e interesse em nossos serviços.

      Melasma é uma dermatose muito comum em que há uma tendência ao escurecimento da pele (hiperpigmentação). Sua causa é desconhecida, mas apresenta tendência genética e um estímulo ou exacerbação através da exposição solar. Muitos métodos e alternativas para o tratamento estão disponíveis, desde o uso de cremes, peelings que devem ser realizados com profissional médico preparado para não piorar o quadro e a utilização de laser, que representa um alto potencial para pacientes de pouca ou nenhuma resposta aos tratamentos citados anteriormente.

      Existe um aparelho com tecnologia Q- Switched ND:YAG aprovado pelo FDA especificamente para o tratamento do melasma. Utiliza pulsos de alta intensidade e ultra rápidos para o tratamento das lesões pigmentadas. É capaz de clarear manchas e promover uma melhora da textura da pele. O tratamento consiste em 12 sessões, no mínimo, com intervalos semanais até o clareamento da mancha e então, sessões de manutenção.

      Nossas clínicas contam com modernos equipamentos para tratamentos faciais e corporais aliando ética, profissionais qualificados e alto padrão de atendimento. A ciência, a técnica, a ética e o carinho se mantêm presentes, valorizando sempre a medicina e o ser humano.

      O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h00 às 22h00 e sábados das 8h00 às 12h00.

      DSkin Laser e Novas Tecnologias (Clínica especializada em tratamentos faciais e corporais) – Clínica Denise Steiner – Clínica Stöckli
      Av. Arnolfo de Azevedo, 84 – Pacaembu – São Paulo
      (11) 3825-9955 / (11) 3873-3636

      Denise Steiner

  7. Adilson disse:

    ola Dra Boa tarde,
    Tenho algumas manchas no rosto e fiz o pealing de vulcanice ja por duas vezes, porem nao vejo resultados, eu soube que existe aplicação do acido tranexamico nas machas e mais as pilulas, O que a senhora me diria sobre esses tratamentos?
    e se tem alguma clinica no Rio de Janeiro, que a senhora possa estar me indicando para uma avaliação.
    Obrigado

    • denisesteiner disse:

      Adilson,
      Indico a Dra. Andrea Serra.
      Endereço: AV. ARMANDO LOMBARDI, 800/ GR. 315 – BARRA DA TIJUCA
      RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL
      Telefone: 21 – 2493-5718

      Denise Steiner

  8. Sabrina disse:

    Boa tarde Dra.,
    Tomei o Roacutan por mais ou menos um ano. E notei que depois de um tempo minha pele começou a manchar e meus cabelos cairem e permanecem até hoje, isso faz 4 anos.
    Gostaria de saber se tem algum remédio para reverter esse processo?

    • denisesteiner disse:

      Cara Sabrina,
      Não são as glândulas sebáceas responsáveis pela proteção aos sol, mas sim os melanócitos que produzem a melanina. O roacutam resseca a pele, mas não causa manchas brancas. O ideal é passar por uma consulta para fazer o diagnóstico correto.

      Denise Steiner

  9. KARINA disse:

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE INDICAM ALGUM MEDICO(A) ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MELASMA EM BELO HORIZONTE.
    OBRIGADA

  10. Maria da Penha de Jesus da Silva disse:

    Bom Dia Drª Denise!
    Ah muitos anos faço tratamento para manchas do melasma.
    No inicio do tratamento obtive um resultado excelente, mais depois que dermatologista fez o uso de hidroquinona minha pele começou despeguimentar e ficou com manchas brancas. E agora procurei outra dermatologista. Ela começou fazer o tratamento via oral com o ácido tranexâmico, gostaria de saber se isso vai mesmo ajudar a combater as manchas? estive lendo sobre os resultados e vi que também tem o tratamento injetável.O que a Drª com toda experiência em relação aos tratamento me diz qual será o mais indicado?

    • denisesteiner disse:

      Bom dia
      É importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado. Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder. Obrigada pela compreensão.

  11. Ana Oliveira disse:

    Boa tarde Dra Denise. Tenho uma dúvida em relação ao ácido tranexamico. Sendo uma substância pro trombotica , existem estudos suficientes que comprovem que o uso dermatológico é seguro ? Deve ser usado de maneira contínua ou por períodos em que haja maior exposição solar ? Obrigada agradeço resposta .

    • denisesteiner disse:

      A utilização do ácido tranexâmico sistêmico é off label, e portanto, quando você prescrever a responsabilidade será sua. Existem vários trabalhos publicados mostrando sua segurança, porém é necessário uma boa história e pedido de um coagulograma.

      Sugiro que você leia alguns trabalhos para se sentir mais segura na sua utilização. O prazo que ele pode ser usado ainda não está definido. Costumo usar 3 meses e parar.

      Denise Steiner.

  12. Ana Maria de Moura disse:

    Bom dia:

    Faço tratamento com dermatologista a mais de 1 ano quanto a queda da minha sobrancelha e nenhum resultado até o momento, já passei loção, via oral e nada; ela cresce e cai em seguida por favor me ajuda.

    No aguardo, muito obrigada

    • denisesteiner disse:

      Bom dia

      Agradeço seu contato, mas é importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado. Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder. Obrigada pela compreensão.

  13. Rosana azevedo disse:

    Doutora, boa noite. Solicito uma indicação sua sobre médico dermatologista especializado em melasma aqui na cidade de São José dos Campos. Grata

  14. Valdenice disse:

    Olá doutora minha mãe teve tronboze eu poderia tomar sem problemas.outro sim as manchas volta após o tratamento com o ácido tranexamico?

    • denisesteiner disse:

      Olá,
      Para orientação de tratamento para qualquer problema é necessária uma consulta. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro porque, eticamente o Conselho Federal de Medicina não permite consultas por e-mail. Em segundo lugar, porque é necessária uma avaliação pessoal.
      Agradecemos a compreensão.

  15. Miriam disse:

    A aplicação tópica desse acido pode ser feita em gravidas ou existe contra indicações;; Procurei essa onfprmação esm todos os sites e não encontrei

    Obrigada

    • denisesteiner disse:

      Olá!
      Desde 2006 vem sendo publicados vários trabalhos científicos, enfatizando o potencial do ácido tranexâmico no tratamento do melasma. No entanto, essa substância ainda permanece como “off label” no tratamento das manchas e, portanto, ainda não existem trabalhos sobre sua ação durante a gravidez. Não recomendo sua utilização neste período. Porém, o ideal é consultar seu dermatologista para esta aprovação.
      Obrigada.

  16. Kelly disse:

    Boa tarde Dra Denise!
    Como gostaria que sua clínica fosse me Belo Horizonte! Você poderia me indicar algum profissional especialista em melasma na minha região? Já fui em vários profissionais e só consegui piorar minhas manchas.
    Obrigada!

  17. Juscilene disse:

    Bom dia Dra.!
    Poderia indicar alguma médica dermatologista em Cuiabá??
    Estou na luta contra o melasma… já estive em alguns consultórios d dermatologistas por aqui, mas todos me passam hidroquinona, não quero usar, pois aqui faz muito calor(sauna ao ar livre) e tenho medo q as manchas piorem… obrigada

  18. Vanessa R. disse:

    Dra.Denise, boa tarde!
    Bem, sofro de melasma a alguns anos, e já fiz uso de alguns medicamentos incluindo o laser Spectra. Até que ouvir falar muito bem da aplicação do ácido tranexâmico e li o estudo sofre o mesmo no seu blog, procurei por uma dermatologista e fiz minha primeira aplicação, ocorre que eu tenho muitos vasos visíveis no rosto e após a aplicação fiquei com marcas no local da aplicação e duas marcas bem vermelhas, parecendo uma “espinha interna” isso pode ser sinal de inflamação ou reação alérgica? Não sinto dor nem ardência, mas estou bem preocupada.
    Poderia me auxiliar por favor?
    Desde já muito obrigada

    • denisesteiner disse:

      Bom dia,
      O melasma não tem cura, mas pode regredir e ficar sob controle. Para tanto, é muito importante conhecer alguns fatores que estão envolvidos com o risco de aparecimento do melasma. O sol é o fator mais importante relacionado ao desencadeamento do melasma. A radiação crônica prolongada facilita a manutenção dessa mancha. É importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação do tratamento apropriado a cada caso. Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder. Obrigada pela compreensão.

  19. Selma R. disse:

    Bom dia dra!!!
    A dra teria alguma indicação para tratamentos de melasma em Sorocaba???
    Obrigada!!!

  20. NARIANE brito disse:

    olá dra. a sehora poderia me indicar um dermatologista aqui em brasilia? obrigada

  21. Karina disse:

    Olá, por favor gostaria de uma indicação de algum dermatologista, especialista em melasma em Porto Alegre- RS ou região metropolitana. O uso do ácido tranexâmico tópico é aconselhado para o verão? Obrigada!!

    • denisesteiner disse:

      Olá,
      A indicação em Porto Alegre é Dra. Célia Kalil. O ácido tranexâmico não causa irritação e não tem contraindicação para uso no verão.

  22. Karen disse:

    Dra, gostaria de uma indicação de dermatologista em SP. Obrigada

    • denisesteiner disse:

      O consultório fica na Av. Arnolfo de Azevedo, 84 – Pacaembu – São Paulo – SP.
      Para agendar uma consulta os telefones são: (11) 5185-0570 / 3825-9955 / 3825-9968

  23. Valquira O. disse:

    Bom dia, parabéns por seu trabalho! Tem como você indicar uma dermato que trate com segurança melasma em REcife-PE?
    Abraços! Fico no aguardo!

  24. Juliana F. disse:

    Boa Tarde Dra.
    Estou a muito tempo tratando melasma sem êxito. Quem sofre desse problema sabe como isso afeta na auto estima. Eu moro no litoral, amo praia, e qdo chega o verão vem junto o mau estar, devido acentuação do melasma, por mais que eu cuide, só a caloria sem exposição ao sol já acentua ele. Por favor, indicação de médico em Santa Catarina. Obrigada

    • denisesteiner disse:

      O tratamento do melasma é realmente difícil pois trata-se de um problema crônico. A exposição solar em praias pode acentuar o problema, visto que o sol é a causa principal do desencadeamento da doença. É importante não desistir, pois fazendo um bom tratamento, especialmente no tempo do frio, o problema tende a melhorar e pode ficar sob controle.

  25. IVANY disse:

    Bom dia,

    Gostaria de agendar uma consulta.

    • denisesteiner disse:

      Olá! O consultório fica na Av. Arnolfo de Azevedo, 84 – Pacaembu – São Paulo – SP. Para agendar uma consulta os telefones são: (11) 5185-0570 / 3825-9955 / 3825-9968

  26. PATRÍCIA disse:

    Comecei a usar o ácido tranexâmico a 2 dias no rosto , e quando começo a ver o clareamento das minhas manchas ?? Posso continuar usando caso emgravide? Obrigada!

    • denisesteiner disse:

      É importante dizer, antes de tudo, que as dúvidas sobre medicamentos receitados sempre devem ser esclarecidas com o médico que os receitou. Porque existe uma circunstância de indicação, de tipo de paciente, histórico, então isso é muito particular entre o médico e o paciente.
      De maneira geral, o uso do ácido tranexâmico via oral ainda é muito recente, apesar de já existirem alguns trabalhos. Não é um uso oficial, é um uso off label, ou seja, não está totalmente considerado, não existe tanta literatura e ainda não é oficial. É claro que os médicos usam bastante remédios off label, mas ele não é ainda super oficial.

  27. Charline disse:

    Olá Dra. Denise!
    Acabei de conhecer seu canal e
    já estou usando o tranexâmico via oral a menos de 1 mês. Existe uma explicação para utilizá-lo no máximo por 6 meses?

    • denisesteiner disse:

      É importante dizer, antes de tudo, que as dúvidas sobre medicamentos receitados sempre devem ser esclarecidas com o médico que os receitou. Porque existe uma circunstância de indicação, de tipo de paciente, histórico do paciente, então isso é muito particular entre o médico e o paciente. De maneira geral, o uso do ácido tranexâmico via oral ainda é muito recente, apesar de já existirem alguns trabalhos. Não é um uso oficial, é um uso off label, ou seja, não está totalmente considerado, não existe tanta literatura e ainda não é oficial. É claro que os médicos usam bastante remédios off label, mas ele não é ainda super oficial.

  28. Aparecida disse:

    Gostaria de saber se o tratamento para melasma com ácido tranexamico pode ser em comprimido, comprado em farmácia?

    • denisesteiner disse:

      É perigoso utilizar o ácido tranexâmico, via oral, sem acompanhamento médico, pois trata-se de ativo “off label” indicado até o momento para outras alterações. É necessário que você faça uma consulta e também exames específicos antes de iniciar essa medicação.

  29. Margarett N. disse:

    Olá Dra. Muito interessante seus esclarecimentos… estou aprendendo muito aqui no seu blog… obrigada.
    Vc teria alguém para indicar em Jundiaí, SP? Agradeço.

  30. Meire R.M.P disse:

    Doutora, que respeito tenho por seu trabalho!!

  31. Marcela I. disse:

    Bom dia Dra. Gostaria de saber se é usual ou se existe alguma contra indicação na utilização de ácido tranexâmico (aplicação tópica) e hidroquinona simultaneamente, por exemplo alterando os dias de uso.
    Desde já agradeço!
    Att

    • denisesteiner disse:

      Boa tarde,
      É necessário esclarecer que a área médica segue a regulação do Conselho Federal de Medicina. Este órgão, até o momento, proíbe o atendimento e as receitas de medicamentos, sem que haja o exame físico do paciente. Portanto, é necessária uma consulta para avaliação profunda e completa e melhor indicação de tratamento.
      Sem mais, me coloco à disposição.

  32. Ana Luisa S. disse:

    Dra. Denise, boa tarde! Poderia me indicar um colega dermatologista na cidade de Bauru/SP?

  33. Elisiane Silva Meneses disse:

    Tantas dúvidas que não podem ser esclarecidas por aqui….

  34. Elisiane S.M disse:

    Tantas dúvidas que não podem ser esclarecidas por aqui…

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br