Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Publicações

Verão: época de candidíase vaginal

Estamos no verão! Época de sol, praia, piscina e atenção redobrada com a saúde.

Nesta época, aumenta a incidência da candidíase vaginal, infecção causada pelo fungo Candida sp., que tem como principal sintoma o prurido (coceira) vulvar, muitas vezes intenso. Faz parte do quadro clínico da doença também a presença de corrimento esbranquiçado e hiperemia (vermelhidão) da vulva. É uma afecção que acomete tanto homens como mulheres, mas geralmente os sintomas são mais intensos nas mulheres.

E por que justamente no verão aumentam os casos de candidíase? Isso ocorre pelo uso prolongado de roupas de banho úmidas na praia ou na piscina, além do uso de calcinhas de lycra ou de outro material sintético e de calças jeans apertadas. Esses fatores fazem com que aumente o calor e a umidade locais, propiciando a proliferação do fungo.

As principais medidas para evitar a candidíase nesta época do ano são: usar calcinhas de algodão, evitar o uso de calças apertadas ou de materiais sintéticos, dar preferência ao uso de saias, evitar ficar muito tempo com o mesmo biquíni molhado na praia ou na piscina e, caso apresente alguns dos sintomas acima, procure logo seu ginecologista.

Bom verão!

 

Dr. Marcelo Luis Steiner
Dra. Carolina Corsini
E-mail:
ginecologia@denisesteiner.com.br

 

 

 

voltar

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados